ESTUDANTE INTERNACIONAL

Informações úteis

 

Estudar no IPP

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) é uma instituição de ensino superior que inclui quatro escolas (Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde), envolvidas no ensino, investigação, formação e outras atividades no respetivo âmbito de atuação científica, pedagógica, técnica e artística nas áreas da educação/formação de professores e de adultos, educação artística, animação sociocultural, jornalismo, turismo, serviço social (Escola de Educação); secretariado, contabilidade, engenharias e bioengenharia, design de comunicação e técnicas gráficas, gestão de empresas, marketing (Escola de Tecnologia e Gestão), engenharia agrária e desenvolvimento regional, equinicultura, enfermagem veterinária (Escola Agrária), enfermagem, higiene oral (Escola de Saúde). A tipologia de cursos nestas áreas vai desde os cursos de técnico superior profissional, licenciaturas (graduação) até mestrados. Algumas destas ofertas formativas são pioneiras ou únicas no país: Equinicultura, Higiene Oral e Tecnologias de Produção de Biocombustíveis são ofertas únicas no país a nível de graduação; Enfermagem Veterinária foi o primeiro no país; Design e Animação Multimédia é um curso premiado internacionalmente.

O IPP conta com cerca de 2500 estudantes.

A cooperação internacional tem sido um objetivo estratégico IPP, que participa nos programas Aprendizagem ao Longo da Vida / ERASMUS, desde 1994/95. Até ao presente muitos dos alunos da IPP beneficiaram da experiência de estudar no estrangeiro no âmbito daquele programa, e muitos mais de outros países têm acolhidos no IPP. Da mesma forma, todos os anos o IPP acolhe professores dos nossos parceiros internacionais e envia alguns dos seus para o estrangeiro. Além disso, o IPP tem participado em vários outros projetos europeus como parceiro e / ou como coordenador.

O IPP é membro associado da UASNET (Universities of Applied Sciences network), da AULP (Associação de Universidades de Língua Portuguesa) e da WFCP (World Federation of Colleges and Polytechnics).

O IPP tem acordos de cooperação no âmbito do programa Erasmus+ com mais de 100 instituições de toda a Europa, os quais permitem que qualquer aluno inscrito numa das suas Escolas possa beneficiar de uma bolsa para um período de estudos ou de estágio no estrangeiro. Também existem outros acordos com instituições de ensino superior da Europa, África, Ásia e América do Sul.

O IPP foi a primeira instituição de ensino superior Portuguesa a ser certificada na sua totalidade segundo a norma NP EN ISSO 9001:2008 e NP 4469-1:2008 (Responsabilidade Social).

O IPP possui um Centro de Investigação, que tem um enfoque multidisciplinar, especialmente em quatro principais linhas de pesquisa: Bioenergia e Materiais Sustentáveis; Computação, Design e Marketing; Agricultura Sustentável; Ciências Sociais, Humanas e Saúde. Tem, também, em funcionamento um Centro de Línguas e Culturas, que oferece cursos à medida em diferentes línguas.

Tem um Centro de Línguas e Culturas que oferece cursos à medida em diferentes línguas.

Dispõe de uma moderna incubadora de empresas de base tecnológica na área das energias renováveis e dos negócios, a Biotechnology Business Incubator  com vários projetos em curso, de que destacamos o FABLAB, na área do design multimídia e da prototipagem.

Está dotado de excelentes infraestruturas ao serviço dos estudantes: uma residência de estudantes em Portalegre e outra em Elvas; cantinas e cafeterias; recintos esportivos.

 

 

 


Voltar a: Informações úteis