.

COOPERAÇÃO E MOBILIDADE INTERNACIONAL

Cooperação internacional não enquadrada no Programa Erasmus+

O IPP tem protocolos e convénios assinados com diversas instituições de vários países, que prevêm o intercâmbio de estudantes, docentes e não docentes, além do desenvolvimento de projetos de cooperação e/ou investigação conjuntos.

Destacam-se os acordos de dupla titulação já em vigor com instituições do Brasil, que permitem aos estudantes selecionados obter um diploma do IPP e outro da respetiva instituição.

A lista de instituições parceiras do IPP para a dupla titulação está disponível para consulta aqui.

Por outro lado, os estudantes que frequentam as instituições com as quais existe um protocolo ou convénio de mobilidade, poderão candidatar-se à frequência de um período de estudos, normalmente com a duração de um semestre académico. Também é possível a mobilidade de pessoal docente e não docente das instituições parceiras para o IPP, para missões de ensino ou de formação.

A seleção dos beneficiários da mobilidade é feita pela respetiva instituição de origem.
Tanto as mobilidades por dupla titulação como as mobilidades para um período de estudos, no âmbito dos protocolos referidos, não são abrangidas por bolsas de mobilidade. 

A lista de instituições parceiras do IPP para a mobilidade de estudantes, docentes e não docentes está disponível para consulta aqui.

 


Consulte também:

Oportunidades de Mobilidade e de Cooperação
Programa Erasmus+
Outras Informações