QUALIDADE

Sistema de Gestão da Responsabilidade Social


Princípios da Responsabilidade Social

PRINCÍPIOS

A norma NP 4469 está baseada nos seguintes princípios de responsabilidade social:

  • Cumprimento da lei, dos instrumentos de regulamentação coletiva e dos regulamentos aplicáveis;
  • Respeito pelas convenções e declarações reconhecidas internacionalmente;
  • Conduta ética no desenvolvimento da atividade de acordo com os princípios aceites de correta ou boa conduta;
  • Transparência, partilha de informação e comportamento aberto na relação com as partes interessadas;
  • Reconhecimento do direito das partes interessadas em serem ouvidas e o dever de reagir por parte da organização;
  • Reconhecimento dos aspetos da responsabilidade social diretos e indiretos da organização, tendo em conta todo o ciclo de vida dos seus produtos;
  • Adoção do princípio da precaução;
  • Privilégio à prevenção da poluição na origem;
  • Atuação transparente, partilha de informação e comportamento aberto;
  • Responsabilização pelas ações e omissões da organização e prestação de contas pela sua conduta face às legítimas preocupações das partes interessadas;
  • Integração dos aspetos da responsabilidade social nos sistemas de gestão da organização e no seu processo de tomada de decisão;
  • Não regressão, isto é, não utilizando as disposições desta Norma como fundamento para a redução dos níveis de desempenho em responsabilidade social já alcançados pela organização.


VALORES

São valores do Instituto Politécnico de Portalegre:

  • Excelência organizacional.
  • Ética e transparência.
  • Subsidiariedade.
  • Envolvimento e orientação para as partes interessadas.
  • Desenvolvimento sustentável.

 
Código de Ética do Instituto Politécnico de Portalegre

 


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