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QUALIDADE
Sistema de Gestão da Qualidade
O sistema de gestão da qualidade seguiu a abordagem por processos, determinando a organização do trabalho por áreas funcionais, congregando todos os trabalhadores, docentes e não docentes, que, em diferentes Unidades Orgânicas (UO), desempenham as mesmas funções.
Ao longo dos anos os processos do SIG têm vindo a ser revistos de acordo com a alteração do contexto interno e externo da Instituição.
Os atuais processos e estruturas de gestão do sistema estão articulados com os referenciais da A3ES, para os sistemas internos de garantia da qualidade:
REFERENCIAIS DA A3ES | GRUPO DE MELHORIA CONTÍNUA/SERVIÇOS |
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Referencial (2) Conceção e aprovação da oferta formativa |
ENSINO E FORMAÇÃO |
Referencial (3) Ensino, aprendizagem e avaliação centrados no estudante |
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Referencial (4) Admissão de estudantes, progressão, reconhecimento e certificação |
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Referencial (5) Monitorização contínua e revisão periódica dos cursos |
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Referencial (6) Investigação e desenvolvimento / Investigação orientada e desenvolvimento profissional de alto nível |
INVESTIGAÇÃO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO |
Referencial (7) Colaboração interinstitucional e com a comunidade |
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Referencial (8) Internacionalização |
INTERNACIONALIZAÇÃO |
Referencial (9) Recursos Humanos |
GESTÃO DE RECURSOS |
Referencial (10) Recursos materiais e serviços |
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Referencial (11) Gestão da informação |
COMUNICAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
Referencial (12) Informação pública |
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Referencial (1) Adoção de política para a garantia da qualidade e prossecução de objetivos de qualidade |
CONSELHO ESTRATÉGICO PARA A AVALIAÇÃO E QUALIDADE GABINETE DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE |
Referencial (13) Caracter cíclico da garantia externa da qualidade |
Com a implementação do sistema foram estabelecidos diversos Procedimentos que visam regular a execução de tarefas de âmbito geral e cuja aplicação se refere a todo o Instituto. Os procedimentos são revistos periodicamente pelo GAQ, de modo a garantir a manutenção da sua adequação.
Cada grupo estabelece os modos de atuação, onde determina as tarefas, responsáveis e calendarização através de Instruções de Trabalho. As instruções de trabalho são verificadas pelo GAQ e aprovadas pelo Conselho de Gestão.
O desempenho do sistema é planeado e avaliado a diversos níveis:
INTERVENIENTES | RESPONSABILIDADES NO SISTEMA |
Presidência | Define Política Estabelece objetivos e indicadores estratégicos no Plano Estratégico de Desenvolvimento |
Conselho Académico | Emite pareceres sobre resultados e planos anuais de ação Emite pareceres sobre procedimentos relacionados com a área académica |
Conselho de Gestão | Analisa os resultados e estabelece planos de ação |
CEAQ | Estabelece linhas orientadoras do sistema Elabora a Revisão pela Gestão |
GAQ | Garante o funcionamento do sistema: definição de modelos e instrumentos do sistema; implementação dos mecanismos de monitorização (auditorias e avaliação de satisfação); articulação entre os GMC e CEAQ |
GMC | Definem objetivos em função do PED Criam instruções de trabalho de suporte à sua atividade Estabelecem mecanismos de autoavaliação |
Anualmente, o sistema é alvo de auditorias internas e externas. Fazem parte do programa anual uma auditoria externa por parte da entidade certificadora e uma auditoria interna, sob a responsabilidade do GAQ.
Anualmente, o Observatório académico promove a consulta às Partes Interessadas, para determinação do nível de satisfação das mesmas. Os relatórios produzidos são remetidos ao conselho de gestão que os avalia, definindo um plano de ações corretivas para os resultados menos conseguidos.
Para além destes instrumentos, de aplicação generalizada em todo o Instituto, os Grupos de Melhoria Contínua desenvolvem e aplicam os seus próprios instrumentos de avaliação e monitorização.
Incluem-se nestes instrumentos, os indicadores de desempenho. A sua determinação e prossecução são efetuadas em intervalos definidos com o objetivo de quantificar e consequentemente permitir melhorar continuamente a sua eficiência e a sua eficácia.
Âmbito da certificação: Formação, Investigação e desenvolvimento científico e tecnológico, Serviços à comunidade e Serviços sociais, em todas as unidades orgânicas do Politécnico.
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