PROTOCOLOS E PARCERIAS

Acordos de Colaboração

 

Protocolo de criação da Academia da Pedra Natural
Parceiros: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade de Évora, CEVALOR - Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, ESTER - Associação para a Formação Tecnológica no Setor das Rochas Ornamentais e Industriais e Associação VALORPEDRA.
Objetivos: estabelecer uma associação inovadora entre entidades representantes da indústria, do ensino técnico-profissional e do ensino superior politécnico e universitário, com vista a oferecer e promover formação, investigação e desenvolvimento tecnológico específicos para o Sector da Pedra Natural. 


Protocolo específico de colaboração entre o Agrupamento de Escolas de Sousel, o Instituto Politécnico de Portalegre e a Câmara Municipal de Sousel
Objetivo: articular e coordenar as ofertas de ensino científico-tecnológico, profissional e vocacional (Ensino Secundário), com as ofertas de formação de Técnicos Superiores Profissionais e Licenciaturas (Ensino Superior).


Protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Câmara Municipal de Sousel
Âmbito:
colaboração na área da qualificação em línguas estrangeiras, através do Centro de Línguas e Culturas do IPP.


Protocolo de cooperação entre o IPP e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Objetivos:
institucionalizar um trabalho de âmbito alargado entre ambas as instituições, de forma a estabelecer bases de cooperação ao nível de voluntariado, investigação e da realização conjunta de eventos.


Protocolo de cooperação entre o IPP e a Associação Helpo
Objetivos:
institucionalizar um trabalho de âmbito alargado entre ambas as instituições, de forma a estabelecer bases de cooperação ao nível de voluntariado, investigação e da realização conjunta de eventos.


Protocolo de cooperação entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o IPP
Objetivo:
proporcionar as condições necessárias ao desenvolvimento das atividades de ensino da Escola Superior de Saúde.


Protocolo de cooperação entre o IPP e o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor
Estabelece as formas de cooperação entre as duas entidades, baseadas no aproveitamento das potencialidades de cada uma, para a realização de atividades específicas.


Convénio de colaboração entre o IPP e os Centros Sanitarios del Servicio Extremeño de Salud (Espanha)
Objetivo:
desenvolver as relações de cooperação nas áreas da Educação e I&D.


Protocolo de cooperação entre o IPP e a Fundação Alentejo, entidade proprietária da EPRAL 
Estabelece as formas de cooperação entre as duas entidades, baseadas no aproveitamento das potencialidades de cada uma, para a realização de atividades específicas.


Protocolo entre o IPP e o NERPOR - Associação Empresarial da Região de Portalegre
Objetivo:
enquadrar a realização de estágios extracurriculares, pelos diplomados do curso de Design de Comunicação, no ano letivo de 2013/2014, com uma duração de três meses, equivalente a 18 ECTS, em empresas da região. Os estágios integram-se no projeto da responsabilidade da Associação Industrial Portuguesa com o interface do NERPOR.


Protocolo entre a Associação Internacional para a Formação e o Ensino Superior e o IPP
Estabelece as bases da parceria entre a AIFES e o IPP, com o fim de permitir que a AIFES tenha as condições necessárias ao desenvolvimento de atividades de lecionação de cursos de ensino superior em Timor-Leste.


Protocolo de colaboração com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano - EPE (ULSNA) e o IPP
Pretende-se com este protocolo institucionalizar um trabalho de âmbito alargado conjunto entre ambas as instituições, de forma a estabelecer bases de cooperação ao nível de voluntariado, investigação e da realização conjunta de eventos de manifesto interesse para ambas as partes.


Protocolo entre o IPP e o Agrupamento de Escolas do Gavião
Tem por finalidades proporcionar as condições necessárias ao bom funcionamento de ambas as intituições de ensino; a sua aproximação, melhorando a qualidade do ensino; a troca de serviços e outros tipos de intercâmbios de interesse mútuo.


Protocolo de cooperação entre a Escola Superior de Saúde/ IPP e o Instituto de Técnicas da Saúde
O protocolo prevê que as duas entidades, no exercício das suas atribuições e na utilização dos seus meios, procurarão estabelecer e desenvolver relações de cooperação e de colaboração nos domínios e na área em que essas atribuições possam ser potenciadas, pela complementaridade ou alternatividade dos recursos de que cada uma disponha. 


Protocolo de cooperação entre o IPP e o Turismo de Portugal, IP
Estabelece as formas de cooperação entre os dois outorgantes, as quais visam a implementação do disposto no artigo 21º do Decreto-Lei nº 88/220, de 23 de maio.


Protocolo de cooperação entre a Escola Superior de Saúde/ IPP e a Smile Alegre Lda.
Estabelece o âmbito da cooperação entre os dois outorgantes e que ambos incrementem, na medida do possível, relações nos campos científico, técnico e académico.


Protocolo de cooperação entre a Escola Superior de Saúde/IPP e o Agrupamento de Escolas do Bonfim
Estabelece o âmbito da cooperação entre os dois outorgantes e que ambos incrementem, na medida do possível, relações nos campos científico, técnico e académico.


Protocolo de cooperação entre a Escola Superior de Saúde/IPP e a Clínica São Domingos - Centro Diag. EC. Abrantes
Estabelece o âmbito da cooperação entre os dois outorgantes e que ambos incrementem, na medida do possível, relações nos campos científico, técnico e académico.


Protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Associação Helpo
Objetivos:
institucionalizar um trabalho de âmbito alargado conjunto entre ambas as instituições, de forma a estabelecer bases de cooperação ao nível de voluntariado, investigação e da realização conjunta de eventos de manifesto interesse para ambas as partes. O protocolo prevê a realização de estágios curriculares (pedagógico-profissionais).


Protocolo de cooperação entre a Federação Equestre Portuguesa e o Instituto Politécnico de Portalegre
Visa a oficialização e regulamentação de cooperação institucional na área do ensino/ formação profissional equestre entre a FEP e o IPP. A colaboração no desenvolvimento de projetos pedagógicos de interesse comum com vista à certificação de formadores, técnicos, e demais agentes desportivos de equitação.


Protocolo entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a UGT - Portalegre, União Geral de Trabalhadores
Estabelece formas de cooperação, com vista ao aproveitamento das potencialidades das duas instituições. Por parte do IPP: colaboração na organização de ações de formação (seminários, colóquios e conferências); cedência de instalações e equipamentos para a realização de eventos; divulgação de empregos através da Bolsa de Emprego. Por parte da UGT: assessoria ao IPP, através da elaboração de diferentes pareceres técnicos e colaboração na realização de ações de formação específicas. Desenvolvimento de outras iniciativas, desde que obtenham o acordo de ambas as partes.


Protocolo entre o Município de Estremoz e o Instituto Politécnico de Portalegre
Este protocolo enquadra as atividades do Centro de Línguas e Culturas do IPP (CLiC) no município de Estremoz, que se realizarão com o apoio da sua Câmara Municipal a partir do 2º semestre do ano letivo de 2013/2014. 


Protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza
Objetivo:
institucionalizar um trabalho de âmbito regional conjunto entre ambas as instituições, de forma a estabelecer bases de cooperação ao nível da investigação e da realização conjunta de eventos.


Declaração de Maputo
Conclusões do XXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (realizado a 18 e 19 de junho, em Moçambique), apresentadas à Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP. 


Protocolo de cooperação entre a ELCOS – Sociedade de Feridas e o IPP
Objetivo:
facilitar e promover a cooperação de base técnica e científica nos domínios da ferida cutânea.


Protocolo de cooperação entre o Instituto da Segurança Social, IP e o Instituto Politécnico de Portalegre
Áreas de cooperação:
informação, formação académica e profissional, estudos, investigação e projetos de desenvolvimento.


Protocolo de colaboração com o Turismo do Alentejo, ERT 
A Turismo do Alentejo, ERT; a Universidade de Évora; o Instituto Politécnico de Beja e o Instituto Politécnico de Portalegre celebraram um protocolo para especificar as formas de colaboração, com vista à partilha, manutenção, alargamento e produção de conteúdos a disponibilizar no site do Observatório Regional do Turismo do Alentejo. 


Protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Portalegre e as empresas Selenis Portugal – Indústria de Polímeros, Evertis Ibérica e Evertis Energia 
Objetivo principal:
desenvolver um conjunto de atividades de caráter pedagógico, técnico-científico e de investigação, em domínios de interesse mútuo.


Protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Portalegre, a Confraria do Cante Alentejano e a Câmara Municipal de Serpa 
O IPP concede o seu acordo de princípio à iniciativa da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade junto da UNESCO. 


Protocolos de colaboração entre o Exército Português e o Instituto Politécnico de Portalegre 
O protocolo celebrado a 9 de fevereiro de 2012 visa proporcionar o intercâmbio entre o Exército Português e o Instituto Politécnico de Portalegre, através da realização de estágios, ações de formação, seminários, workshops e assessoria técnica, no âmbito da equitação, da enfermagem veterinária, da gestão agro-florestal e do estudo da biodiversidade.
O protocolo celebrado a 13 de Setembro de 2011 tem como objetivos a articulação e a colaboração entre as duas instituições no âmbito da lecionação da componente prática do curso de licenciatura em Equinicultura e demais atividades paralelas/complementares.

Protocolo – Rede Cultural
Protocolo celebrado para a implementação do Programa de Acção do projecto Rede Cultural (promoção e valorização de patrimónios natural, arquitectónico e arqueológico-industrial).
Entidades envolvidas: Fundação Robinson; Associação Qualifica; DGARQ – Arquivo Distrital de Portalegre; Direcção Regional da Cultura do Alentejo; Diocese de Portalegre-Castelo Branco; Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Fundação Alter Real; Instituto Politécnico de Portalegre; Município de Portalegre e Turismo do Alentejo, E.R.T.


Protocolo de cooperação entre os Serviços de Acção Social do IPP e o Rugby Clube de Elvas 
Prevê o estabelecimento de formas de cooperação para o desenvolvimento da modalidade, particularmente a sua promoção e divulgação junto dos alunos da Escola Superior Agrária.


Protocolo de cooperação entre o IPP, o Município de Fronteira e o Agrupamento de Escolas de Fronteira
O objectivo deste protocolo é a cooperação entre os outorgantes acima mencionados, no domínio da formação de jovens na área das energias renováveis, por via de um curso secundário profissionalizante. Por parte do IPP está previsto que sejam utilizadas instalações suas, nomeadamente os laboratórios e oficinas da ESTG; a disponibilização de docentes para ministrar seminários temáticos aos alunos, durante a sua formação, e a orientação de estágios. 


Protocolo entre a Associação Comercial, Industrial e Serviços do Distrito de Portalegre e o IPP 
Este protocolo tem como objectivo a definição dos princípios em que deve assentar a colaboração futura entre a ACISDP e o IPP, a qual se pretende possa funcionar de modo efectivo, abrindo novas possibilidades para a realização conjunta de actividades e para o mutualismo e a complementaridade na prestação de serviços. 


Protocolo de colaboração entre o IPP e a Sustentabilidade Colaborativa – Arquitectura Unipessoal Lda. (SUCO) 
O acordo visa a promoção de uma parceria, destinada à montagem e desenvolvimento de uma estrutura expositiva, no Lugar da Abadessa, denominada de parque temático, com carácter de permanência, e relacionado com Energias Renováveis e temática associada. 


Protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Clínica Veterinária de Estremoz 
Com vista ao aproveitamento das potencialidades das duas entidades, o acordo consagra as formas de cooperação para a operacionalização do Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE), localizado na Escola Superior Agrária de Elvas. 


Protocolo de cooperação entre o IPP e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) 
O acordo regulamenta as acções de cooperação a desenvolver com o Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro, em Assumar, que envolvem a ESE, a ESTG e a ESS. 


Protocolo de formação prática entre o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e o Instituto Politécnico de Portalegre 
O objectivo deste protocolo consiste na disponibilização de formação prática pelo IFAP a alunos do IPP, até um número de cinco formandos, nas áreas de: Bioengenharia, Engenharia Agronómica, Engenharia e Gestão Industrial, e Gestão Estratégica no Sector Agro-Alimentar. 


Protocolo de Colaboração para a Criação do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Portalegre 
Entidades envolvidas: Governo Civil de Portalegre; Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; Instituto de Segurança Social; Guarda Nacional Republicana; Polícia de Segurança Pública; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Portalegre; Administração Regional de Saúde do Alentejo; Instituto Português da Juventude; Instituto Politécnico de Portalegre; Santa Casa da Misericórdia de Portalegre e Associação de Desenvolvimento Regional d' Entre Tejo e Guadiana. 
Obrigações do IPP: apoiar o funcionamento do Núcleo de Atendimento através de acções de sensibilização/formação, seminários, workshops e debates públicos sobre o tema da violência doméstica, de forma a sensibilizar as entidades locais e a comunidade para a prevenção e combate deste fenómeno. Através da Escola Superior de Educação, orientar estágios do curso de Licenciatura em Serviço Social no Núcleo de Atendimento.


Protocolo de cooperação entre a Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Portalegre e o Instituto Politécnico de Portalegre 
Entre outras iniciativas, o protocolo contempla, por parte da Cruz Vermelha, a facilitação de estágios pedagógicos aos alunos do IPP, nomeadamente no âmbito de Actuação Social ou Psicológica, no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), bem como no Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVVD).


Protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Câmara Municipal de Vila de Rei 
O acordo prevê que sejam conjugadas as capacidades das duas instituições, com vista à realização de projectos nas áreas da formação e da investigação, nomeadamente Cursos de Especialização Tecnológica.


Protocolo entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Delta Cafés
Este acordo prevê a concretização de projectos formativos e a prestação de serviços, por parte do IPP. A Delta Cafés compromete-se a continuar a assegurar estágios curriculares aos nossos alunos.


Protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Portalegre, a Direcção-Geral de Arquivos e o Arquivo Distrital de Portalegre
Objectivo:
cedência de equipamentos para micofilmagem e controlo de qualidade, bem como a prestação de apoio técnico, formação e orientação de microfilmagem de documentos, por parte do Arquivo Distrital de Portalegre. 


Protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Portalegre, a SIC – Sociedade Independente de Comunicação e a Lisboa TV – Informação e Multimédia, S.A.
Este acordo prevê benefícios para ambas as partes, de entre os quais se destacam:
- A organização de estágios de enriquecimento curricular, por parte da SIC e Lisboa TV, para alunos do IPP, num máximo de três por ano, na área da Informação, cada um com a duração mínima de três meses;
- A utilização de espaços do IPP, localizados nas instalações da ESTG, no Lugar da Abadessa, para o desenvolvimento das actividades da SIC e da Lisboa TV.


Protocolo de cooperação para criação da Rede de Museus Escolares de Portalegre (REMEP) 
Entidades:
Câmara Municipal de Portalegre; Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA); Escola Secundária Mouzinho da Silveira; Escola Secundária de S. Lourenço; Agrupamentos de Escolas n.º 1 e n.º 2 de Portalegre, Instituto Politécnico de Portalegre e Escola Superior de Educação.
Objectivo: Criação da REMEP, constituída por museus/núcleos museológicos e colecções pertencentes às instituições fundadoras, assim como por colecções particulares e projectos que se integrem no âmbito temático do património escolar e da museologia educativa.


Protocolo de Cooperação entre a Escola Nacional de Equitação e o Instituto Politécnico de Portalegre 
A Escola Nacional de Equitação compromete-se a:
- Assegurar a leccionação das aulas de Equitação, do âmbito do curso de Licenciatura em Equinicultura, ministrado na Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE);
- Colaborar na implementação, na ESAE, do Programa Oficial de Formação de Praticantes (POFP – Selas) e o Programa Oficial de Formação de Formadores de Equitação (POFFE);
- Atribuir certificados pela Federação Equestre Portuguesa e, se for o caso, pela International Group for Equestrian Qualifications.


Acordo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Portalegre e o Instituto Politécnico de Portalegre 
Objectivos:

- Desenvolvimento de projectos de promoção e divulgação do património cultural, do turismo e produtos regionais, bem como o desenvolvimento de tecnologias que permitam a mobilidade dos cidadãos com necessidades especiais.
- Viabilização da elaboração de estudos e projectos apoiados no recurso a fontes de energias renováveis, preconizando a gestão eficiente dos recursos naturais, e consequente respeito e cumprimento dos objectivos de Kyoto, visando a produção de energia a um custo inferior verificado até então, mas com a preocupação de garantir que esta se apoiará em energias limpas.


Protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Associação dos Antigos Alunos do Instituto Politécnico de Portalegre 
Objectivo:
Proporcionar aos sócios da AAAIPP condições especiais de participação nas acções de formação organizadas pelo IPP, concedendo-lhes um desconto de 50% sobre o valor das mesmas.


Protocolo de colaboração entre o Instituto Nacional de Estatística e o Instituto Politécnico de Portalegre 
Objectivo:
Definir as formas de colaboração em matéria de acesso à informação estatística produzida pelo INE.


Protocolo entre o IPP e a Associação de Solidariedade Social dos Professores – Delegação de Portalegre 
Objectivo:
Organização de cursos de formação de curta duração, na área das tecnologias de informação, os quais serão preferencialmente dirigidos aos associados da ASSP.


Protocolo entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a ADIP – Associação para o Desenvolvimento de Ideias e Projectos 
Objectivo:
Estabelece condições de cooperação no âmbito dos Cursos de Especialização Tecnológica.


Protocolo de colaboração entre o Centro de Informação e Animação Rural do Alto Alentejo da Escola Superior Agrária de Elvas e o IPP 
Objectivo:
estabelecimento de um Ponto de Informação Local do CIARA (actual Europe Direct do Alto Alentejo) nos Serviços Centrais.


Protocolo Projecto Igreja Segura 
Entidades: Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais; Instituto Português de Conservação e Restauro; Diocese de Coimbra, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais; Universidade Católica Portuguesa; União das Misericórdias Portuguesas; Instituto Politécnico de Portalegre; Associação Nacional de Municípios Portugueses e Ordem dos Engenheiros.
Objectivos:
O Instituto Politécnico de Portalegre, nomeadamente a sua Escola Superior de Tecnologia e Gestão, compromete-se a:
a) Apoiar e divulgar o Projecto dentro dos seus círculos de acção de influência; 
b) Conceber atempadamente os elementos de composição de imagem e divulgação do Projecto Igreja Segura, em suporte informático e de papel, incluindo logótipo, manual, questionário, cartazes e folhetos informativos, de acordo com o parecer da entidade coordenadora do Projecto, com a concordância da CEBCI.


Protocolo de colaboração entre o IPP e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo 
Objectivo:
Estabelece formas de cooperação entre as duas instituições, no respeito pelos objectivos e identidade de cada uma, acordando entre si realizar iniciativas, intercâmbios, estágios e projectos nos domínios da formação, investigação e prestação de serviços.


Protocolo de cooperação entre o IPP e a Câmara Municipal do Sal (CMS) – Cabo Verde 
Objectivo:
O IPP colocará vagas à disposição da CMS, para alunos residentes na área de influência desta última, que serão ocupadas, nas Escolas do primeiro, a partir do ano lectivo de 2003/04.


Protocolo de Cooperação entre a Escola Profissional da Região Alentejo e o IPP 
Objectivos:
Estabelece formas de cooperação entre as duas instituições. O IPP aceita integrar o Conselho Consultivo da EPRAL.


Acordo de parceria com a Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejano – ADER-AL 
Objectivo:
Promover a definição de estratégias e a realização das iniciativas que forem consideradas convenientes por ambas as partes, por forma a potenciar a sua capacidade de intervenção e rentabilizar os recursos disponíveis.


Acordo entre o IPP e a Direcção Regional de Educação do Alentejo 
Objectivo:
regula as condições de utilização de espaços da residência de estudantes do ensino não superior de Portalegre por alunos do IPP.

 

 


Consulte também:

Benefícios para a comunidade do Politécnico de Portalegre

Parcerias com Instituições de Ensino Superior