O POLITÉCNICO DE PORTALEGRE

Missão, Visão e Estratégia


 

MISSÃO

O Politécnico de Portalegre é uma Instituição Pública de Ensino Superior que cria, transmite e difunde o conhecimento, orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional, e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais.


VALORES

EXCELÊNCIA (espírito critico, criatividade, inovação e empreendedorismo)
RESPONSABILIDADE (ética, transparência e subsidiariedade)
PROXIMIDADE (inclusão e cooperação)

São valores do Politécnico de Portalegre:

- Excelência organizacional – Exceder as expectativas das partes interessadas externas com elevado padrão motivacional dos colaboradores.
Ética e transparência – Vínculo dos colaboradores do IPP a uma conduta de rigor, zelo e transparência, estimulando o diálogo e a partilha de informação.
Subsidiariedade – O IPP acredita na capacidade e na autonomia das partes interessadas, internas e externas, para manterem a ordem social e o bem comum, intervindo apenas na incapacidade destas.
Envolvimento e orientação para as partes interessadas – Trabalhar sempre e com as partes interessadas.
Desenvolvimento sustentável – Alcançar de maneira equilibrada o crescimento do IPP e o bem-estar das partes interessadas, fazendo um uso racional dos recursos disponíveis.


VISÃO

– UM POLITÉCNICO PRÓXIMO E COMPROMETIDO –

Um Politécnico âncora do desenvolvimento regional, onde o conhecimento resulte fundamentalmente da articulação entre a formação especializada e a investigação aplicada, bem como da interação entre a sua comunidade académica - próxima e comprometida - e os diferentes parceiros das empresas e das organizações. Um Politécnico capaz de se autorrenovar criticamente com a contribuição ativa dos seus diplomados e dos seus parceiros do tecido económico, social, político, cultural e educativo.


ESTRATÉGIA

No sentido de contribuir para alcançar esta VISÃO, bem como a missão, os princípios e os valores consignados no artigo 1º dos Estatutos do Politécnico de Portalegre, definiram-se 4 objetivos estratégicos:
1. Ter um ENSINO de qualidade e uma FORMAÇÃO diferenciadora
2. Ser uma comunidade de INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO promotora de conhecimento e de respostas regionais inovadoras
3. Ser uma organização aberta com um AMBIENTE INTERNACIONAL
4. Ter um POLITÉCNICO INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL

O Plano Estratégico de Desenvolvimento assenta nestes quatro objetivos, cada um com três eixos estratégicos e diversas linhas de ação, e alguns indicadores e metas a alcançar durante o quadriénio. Este documento será revisitado e aprofundado com planos anuais de atividades da responsabilidade das diferentes unidades orgânicas e articulado com o Projeto Educativo, Científico, Cultural e Desportivo (PECCD) a rever em função da nova realidade do Politécnico.

Para informação mais detalhada, consulte o PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2018/2019


Consulte também:

O Politécnico em Números

História

Comunicar o Politécnico de Portalegre