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Mestrado em Design de Identidade Digital
Objetivos
Objetivos Gerais
Este Mestrado tem como objetivo capacitar os alunos para o desenvolvimento de projetos no universo da criação da imagem e comunicação da identidade das empresas, das organizações e dos produtos. As estratégias das marcas, os conceitos e os meios envolvidos nas relações entre os diferentes intervenientes atravessam um período de transformação acelerada, em parte, forçada pela evolução e ubiquidade dos media digitais.
É nesse sentido que se pretendem desenvolver competências aplicáveis aos atuais projetos de identidade e comunicação das marcas e proporcionar uma formação especializada para fazer face às exigências do mercado e da sociedade, seguindo uma perspetiva renovadora, cruzando conhecimentos do design, da animação multimédia, gestão das marcas e das comunicações nas redes digitais, interações entre os indivíduos, as organizações e os produtos, com especial enfoque no tecido empresarial local, rico em produtos endógenos e relações de proximidade.
Objetivos de aprendizagem
O curso conduz a um entendimento atual da construção da imagem e da formação da identidade de uma marca e das suas interligações com factos da cultura, tendências sociais e comportamentais do presente, habilitando para a intervenção prática ao nível do design da identidade visual, das animações gráficas destinadas aos media digitais e da gestão da imagem das marcas, capacitando para projetos de branding e design de identidade visual: identificação, gestão e comunicação das qualidades e dos valores de uma marca; trabalho criativo de definição de cenários inovadores adequados à comunicação das marcas; representação de ideias e conceitos inovadores; gestão da presença nos media a diferentes escalas e meios, dos tradicionais aos digitais; produção de objetos associados à comunicação da identidade, visando a exploração visual dinâmica dos elementos gráficos; aprofundamento de componentes essenciais à linguagem visual, em conjunto com elementos fundamentais em projetos de animação multimedia.
Duração: 4 Semestres
ECTS: 120
Total de vagas: 20
Área(s) científica(s): Audiovisuais e produção dos media (CNAEF 213)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: 67 %
(Fonte: Observatório Académico)
Condições de acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao Mestrado em Design de Identidade Digital:- Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal
- Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo
- Titulares de um grau académico estrangeiro superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-científico da Escola
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-científico da Escola
Aconselha-se a leitura do Edital referente à abertura de candidaturas para os Cursos de Mestrado em funcionamento nas Escolas do Instituto Politécnico de Portalegre para consulta de informação específica sobre os cursos.
Saídas profissionais
Integrar equipas de criativos em gabinetes de design e agências de comunicação e publicidade dedicadas ao branding; Integrar gabinetes de comunicação em empresas e instituições focados na criação e gestão de uma identidade dinâmica com aplicações multimédia, online e offline; Desenvolver projetos de identidade e comunicação digital – incluindo os aspetos estratégicos, a gestão, a conceção de soluções e a respetiva produção. Estabelecer gabinetes autónomos de design de comunicação e animação multimédia, com competências para desenvolver projetos de identidade.
Regimes de acesso
Concurso para Estudantes Nacionais e da União Europeia |
Os mestrados (2.º ciclo) do Politécnico de Portalegre tem uma duração normal entre três e quatro semestres e requer a frequência de unidades curriculares, a elaboração e defesa pública de uma tese original, ou a realização de um estágio ou de um projeto e a elaboração e defesa dos respetivos relatórios. Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 02 de junho a 09 de julho de 2025 3ª Fase: de 28 de julho a 12 de setembro de 2025 Ver mais informação em Candidatura, acesso e ingresso |
Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
O ingresso nos cursos de mestrados do Instituto Politécnico de Portalegre por estudantes internacionais faz-se por concurso único aberto a estudantes nacionais ou internacionais cujas condições específicas são fixadas anualmente em edital próprio. Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 02 de junho a 09 de julho de 2025 3ª Fase: de 28 de julho a 12 de setembro de 2025 (detentores de visto ou residentes em Portugal) Ver mais informação em Candidatura, acesso e ingresso |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação - (Informação publicada após primeira avaliação)
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-Cr 35/2018 de 16-05-2018
Registos de alteração: (quando se verifique)
Tlf. 245 301 501 | Fax. 245 300 230
s.alunos.estgd@ipportalegre.pt ou servicos.academicos@ipportalegre.pt
gci.estgd@ipportalegre.pt | Tlf. 245 301 506
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
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