.

ACESSO E INGRESSO
 

Licenciaturas - Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso


Mudança de Par/Instituição/Curso

A mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição, podendo ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.

Regulamento dos Regimes Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso para acesso aos cursos do Politécnico de Portalegre

Edital de Abertura do Concurso


Condições de Acesso

Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:
• Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
• Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
• Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.

Os exames podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.

Este regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.
A mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente não é permitida para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado. 

A mudança de par instituição/curso para os quais sejam exigidos, nos termos do regime geral de acesso, pré-requisitos ou aptidões vocacionais específicas avaliadas através de concursos locais, está condicionada à satisfação dos mesmos. 

No ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito, não é permitida a mudança de par instituição/curso.


Calendário

Consulte aqui o Calendário de Candidaturas, Matrículas e Inscrições para Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso


Consulte aqui os RESULTADOS 


Documentação Necessária à candidatura

Formulário online
• Cópia do documento de identificação (Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade/Cartão de Contribuinte) *
• Certificado de disciplinas concluídas no ensino superior (caso não tenha aprovação em disciplinas);
• Declaração comprovativa de que não se encontra em situação de prescrição;
• Ficha ENES ou historial de candidatura com indicação dos exames que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido (para candidatos que tenham ingressado pelo concurso nacional);
• Declaração M23 com indicação da área da prova realizada e nota obtida (para candidatos que tenham ingressado pelos M23);
• Certidão de matricula, com indicação do ano e forma de ingresso no curso e número de anos de inscrição no curso de ensino superior.

* Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, o candidato autoriza os serviços académicos do IPPortalegre a arquivarem o cartão de cidadão na candidatura e constituição do processo individual. Em caso de não entrega em pdf, deve apresentar o documento de identificação, nos Serviços Académicos para verificação e posterior validação da candidatura.

 


Voltar a: Acesso e Ingresso