.

ACESSO E INGRESSO
 

CTeSP


Concurso de Acessos aos Cursos Técnico Superiores Profissionais

O regime jurídico do curso técnico superior profissional encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.

O curso, de ensino superior, não confere grau académico e a conclusão, com aproveitamento, do respetivo ciclo de estudos atribui o diploma de técnico superior profissional.

Este ciclo de estudos é ministrado no ensino politécnico, tem 120 créditos e a sua duração é de quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

Os titulares de diploma de técnico superior profissional podem aceder e ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura, adquirindo o respetivo grau académico.

INFOGRAFIA-CTESP_1.png

 

(+) Condições de Acesso


Brevemente: informações relativas ao ano letivo 2023/24


Veja aqui o Edital de Abertura de Candidaturas (Brevemente)


Regulamento dos CTeSP 

O regime jurídico do curso técnico superior profissional encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto.
Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto (Regula o estatuto do estudante internacional)

 

Calendário Candidaturas / Matrículas / Inscrições (brevemente)


Candidata-te AQUI!
(Não te esqueças de consultar a restante informação mais abaixo nesta página)
 

Vagas (brevemente)


Áreas Relevantes – Provas Avaliação Capacidade

 

(+) Documentação necessária à candidatura


CANDIDATURAS ON-LINE - Consulte o manual de apoio. Digitalize os documentos e submeta a candidatura online, sem ter que se deslocar aos serviços.

Pela candidatura são devidos emolumentos no valor de  20,00€, pagos por referência multibanco, gerada após submissão da candidatura

Podem apresentar candidatura a um ou mais CTeSP, ministrados pelo (IPP), até ao limite de quatro, devendo no entanto ser identificadas no boletim de candidatura as respetivas prioridades.

• Ficha de candidatura (CANDIDATURAS ON-LINE)
Curriculum Vitae
• Certificados de Habilitações da conclusão do ensino secundário, ou equivalente (discriminado com indicação da nota/ disciplina e média final)
• Cópia de documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de contribuinte, Passaporte)*
• Comprovativo de realização da prova especialmente adequada, destinada a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março
• Documentos (diplomas, certificados de habilitações, comprovativos de formação, e outros) que o candidato considere úteis para demonstrar as suas habilitações e currículo, através de fotocópia autenticada ou autenticação pelos serviços mediante exibição do original
Declaração Compromisso de Honra (para estudantes internacionais)
• Atestado Médico, em caso de deficiência
• Comprovativo de pagamento

ATENÇÃO: no caso de pretender adicionar um novo documento (um certificado de habilitações ou outro) após ter finalizado a sua candidatura na plataforma Candidaturas Online, já não lhe será permitido editar a mesma. Assim, deverá enviar o(s) documento(s) ao cuidado dos Serviços Académicos (servicos.academicos@ipportalegre.pt) que confirmarão a correta receção do(s) mesmo(s) e o introduzirão na respetiva candidatura.

*Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, cópia rubricada e assinada em que autoriza os serviços académicos a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e para verificação da informação para aceitação do processo de candidatura.

 

(+) Resultados


Brevemente: informações relativas ao ano letivo 2023/24

 

 


Voltar a: Acesso e Ingresso