.
Mestrado em Informática
Objetivos
O Mestrado em Informática destina-se a aprofundar conhecimentos e competências nas áreas de programação e sistemas, com ênfase na área do desenvolvimento de sistemas.
É um mestrado impulsionado pela tendência de digitalização da economia e da sociedade e da consequente necessidade do reforço das chamadas novas competências digitais, com foco nas tecnologias de suporte ao desenvolvimento da chamada Indústria 4.0, nomeadamente ao nível da Computação Móvel, da Internet das Coisas, da Análise de Dados e da Aprendizagem Automática.
Pretende ser uma especialização, não só para pessoas com formação superior em informática, mas também noutras áreas da engenharia, que poderão assim adquirir as competências necessárias para serem atores da transformação digital em curso.
Duração: 4 Semestres
ECTS: 120
Total de vagas: 20
Área(s) científica(s): Ciências informáticas (CNAEF 481)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: (Informação publicada após primeira avaliação)
(Fonte: Observatório Académico)
Condições de acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao Mestrado em Informática:- Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal
- Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo
- Titulares de um grau académico estrangeiro superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-científico da Escola
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-científico da Escola
Aconselha-se a leitura do Edital referente à abertura de candidaturas para os Cursos de Mestrado em funcionamento nas Escolas do Instituto Politécnico de Portalegre para consulta de informação específica sobre os cursos.
Saídas profissionais
Ao concluir o curso de mestrado, o diplomado estará preparado para trabalhar em vários tipos de organizações (públicas ou privadas), individualmente ou em grupo, que necessitem de técnicos especializados nas áreas de Engenharia de Software e Ciências da Computação com um perfil profissional capaz de:Analisar, conceber, planear e desenvolver sistemas, aplicações e serviços mobile ou IoT;
Especificar requisitos de desenvolvimento de software de complexidade variável;
Recolher, processar, analisar e interpretar grandes volumes de dados;
Analisar e desenvolver soluções para redes de sensores;
Analisar e compreender o impacto das soluções tecnológicas em indivíduos, organizações e na sociedade;
Coordenar e gerir projetos informáticos;
Entender o potencial tecnológico da Internet das Coisas e traduzi-la em inovação dentro das organizações.
Regimes de acesso
Concurso para Estudantes Nacionais e da União Europeia |
Os mestrados (2.º ciclo) do Politécnico de Portalegre tem uma duração normal entre três e quatro semestres e requer a frequência de unidades curriculares, a elaboração e defesa pública de uma tese original, ou a realização de um estágio ou de um projeto e a elaboração e defesa dos respetivos relatórios. Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 02 de junho a 09 de julho de 2025 3ª Fase: de 28 de julho a 12 de setembro de 2025 Ver mais informação em Candidatura, acesso e ingresso |
Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
O ingresso nos cursos de mestrados do Instituto Politécnico de Portalegre por estudantes internacionais faz-se por concurso único aberto a estudantes nacionais ou internacionais cujas condições específicas são fixadas anualmente em edital próprio. Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 02 de junho a 09 de julho de 2025 3ª Fase: de 28 de julho a 12 de setembro de 2025 (detentores de visto ou residentes em Portugal) Ver mais informação em Candidatura, acesso e ingresso |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-CR 34/2019 de 2019-06-24
Registos de alteração: R/A-CR 34/2019/AL0 de 2020-03-11
Tlf. 245 301 501 | Fax. 245 300 230
s.alunos.estgd@ipportalegre.pt ou servicos.academicos@ipportalegre.pt
gci.estgd@ipportalegre.pt | Tlf. 245 301 506
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Laboratórios
O curso é suportado por diversos tipos de laboratórios, garantindo as melhores condições de ensino aos seus alunos e possibilitando a formação de profissionais de máxima qualidade. A ESTG dispõe de laboratórios com tecnologia nas diferentes áreas de conhecimento relativas ao curso tais como eletrónica, redes de computadores, design gráfico e computação 3D, todos eles equipados com estações de trabalho dispondo de todo o software necessário à aprendizagem dos futuros diplomados.
Acordos de Software
A Licenciatura em Engenharia Informática e o CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis dispõem de alguns acordos para utilização de software patrocinado por companhias internacionais. Estas companhias disponibilizam o licenciamento de software que é fornecido aos alunos para utilização em contexto académico.
PT: O CrossOver permite que os usuários executem uma variedade de programas de janela e jogos no macOS e no Linux sem comprar uma licença do Windows, sem inicialização dupla e sem uma máquina virtual. O CrossOver abre e lança seu software de produtividade do Windows, programas utilitários e jogos nativamente. E não tem a sobrecarga do sistema operacional Windows, o que significa que os programas e jogos do Windows são executados em velocidade nativa. A CodeWeavers, fabricante do CrossOver, oferece descontos especiais para os estudantes.
EN: CrossOver allows users to run a variety of window programs and games on macOS and Linux with out purchasing a Windows license, without dual-booting and with out a virtual machine. CrossOver opens and launched your Windows productivity software, utility programs and games natively. And it doesn’t have the overhead of the Windows operating system, which means that Windows programs and games run at native speed. CodeWeavers, the makers of CrossOver, offers special discounts for students.
A SPARX SYSTEMS disponibiliza à Licenciatura em Engenharia Informática e ao CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis, licensas de utilização para o produto Enterprise Architect, uma solução concebida para visualisar, analisar, modelar, testar e manter todo o tipo de sistemas de software, processos e arquiteturas. O Enterprise Architect utiliza padrões como o SysML, UML, BPMN e outros padrões abertos de modelação visual. Esta ferramenta é amplamente usada por inúmeras empresas de desenvolvimento de software no contexto da modelação.
A ALTOVA disponibiliza à Licenciatura em Engenharia Informática e o CTeSP de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis licenciamento em todos os seus produtos. A ferramenta XMLSpy é a muito utilizada na Licenciatura em Engenharia Infromática e é lider mundial em projetos onde é necessária a edição de ficheiros estruturados segundo o standard XML. Disponibiliza ainda licenciamento para todas as ferramentas do seu Mission Kit que inclui edição de esquemáticas para XML (XSD), processamento gráfico baseado em folhas XSL e oferece ainda um conjunto de ferramentas utilitárias para edição de ficheiros e comunicação com bases de dados.
Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|