.

Mestrado em Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia
Um mestrado em associação entre as Escolas Superiores Agrárias dos Institutos Politécnicos de Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Bragança e Viana do Castelo e cujas edições abrem rotativamente em cada uma destas instituições.
Objetivos
O Mestrado em Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia tem como objetivos gerais a formação de Mestres com capacidade técnica e científica vocacionada para intervir nas várias áreas da Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia. Como objetivos específicos, o futuro Mestre deverá estar habilitado a definir com nitidez os caminhos que conduzam às melhores soluções profissionais em áreas específicas da Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia, orientando as suas preocupações para a complementaridade e o trabalho em equipa veterinária, com especial enfoque no aperfeiçoamento das suas capacidades de apoio ao paciente, com respeito pela sensibilidade e especificidade perante os valores dos animais e da afetividade que os seus tutores lhes dedicam, bem como a aplicação de técnicas de enfermagem, hospitalares e de diagnóstico avançadas, com respeito por princípios éticos elementares, pelo bem-estar dos animais e minimizando o sofrimento dos mesmos.
Duração: 4 Semestres
ECTS: 120
Total de vagas: 20
Área(s) científica(s): Ciências veterinárias (CNAEF 640)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: (Informação publicada após primeira avaliação)
(Fonte: Observatório Académico)
Condições de acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao Mestrado em Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia:- Titulares de grau de licenciado em Enfermagem Veterinária ou equivalente legal
- Titulares de grau académico superior estrangeiro em Enfermagem Veterinária conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo
- Titulares de um grau académico estrangeiro superior em Enfermagem Veterinária que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-científico da Escola
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-científico da Escola.
Aconselha-se a leitura do Edital referente à abertura de candidaturas para os Cursos de Mestrado em funcionamento nas Escolas do Instituto Politécnico de Portalegre para consulta de informação específica sobre os cursos.
Saídas profissionais
Clínicas e Hospitais Veterinários, assim como Laboratórios, designadamente em áreas de imunologia, anestesiologia, nutrição e dietética em pequenos animais, técnicas de reabilitação física, bem como competências em animais exóticos, uma área inovadora e em desenvolvimento das Ciências Veterinárias. A intervenção será eficazmente complementada com as capacidades que desenvolveram ao longo da formação: de comunicar, de trabalhar em grupo com equipas multidisciplinares, ser capaz de aprender por si próprio reconhecendo a importância da formação ao longo da vida e o empreendedorismo.
Regimes de acesso
Concurso para Estudantes Nacionais e da União Europeia |
Informação a disponibilizar quando estiver prevista nova edição do mestrado |
Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
Informação a disponibilizar quando estiver prevista nova edição do mestrado |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-Cr 166/2011/AL02 em 12 /01/2023
Registos de alteração: (quando se verifique)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Laboratórios
CAVE
O Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE),da Escola Superior de Biociências de Elvas/Instituto Politécnico de Portalegre é uma estrutura que dá apoio a várias disciplinas da licenciatura em Enfermagem Veterinária (EV) e do Curso Técnico Superior Profissional em Cuidados Veterinários (CteSP CV) da ESBE, ao mesmo tempo que presta serviços de atendimento médico-veterinário à comunidade.
Confere aos alunos a oportunidade de realizarem as suas práticas numa infraestrutura equipada à semelhança do que vão encontrar no mercado de trabalho como profissionais de EV e CV, garantindo uma formação de elevado nível prático. Para além de desempenhar um papel fundamental na formação dos alunos, o CAVE está licenciado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para a prestação de serviços como Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV), permitindo a assistência a animais de companhia da comunidade no âmbito das aulas práticas, bem como a realização de trabalhos de investigação pelos docentes da área das ciências veterinárias.
LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA
O laboratório de Parasitologia da ESBE é a base para as atividades académicas práticas das disciplinas de Parasitologia e Doenças Parasitárias da licenciatura em Enfermagem Veterinária e Introdução às Doenças Infeciosas e Parasitárias do CtesP Cuidados Veterinários. No mesmo espaço são desenvolvidas tarefas na área da parasitologia e doenças parasitárias de diferentes trabalhos de investigação e de projetos, valorizando o envolvimento dos alunos da licenciatura.
Na área da prestação de serviços, os docentes dão resposta a solicitações da comunidade envolvente no rastreio de doenças parasitárias e avaliação da eficácia dos desparasitantes. O laboratório também desempenha uma função importante no âmbito da responsabilidade social, desenvolvendo anualmente a avaliação das fezes de cães recolhidas das ruas de Elvas com o objetivo de estimar a carga parasitária e potencial zoonótico das amostras. Paralelamente, promove a sensibilização dos tutores para a recolha das fezes e desparasitação dos seus animais de companhia.
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS VETERINÁRIAS
O Laboratório de Ciências Veterinárias é um espaço de aproximadamente 60m2 dedicado à atividade letiva e de investigação na área. Neste laboratório, dotado de equipamento diverso, são realizadas as aulas práticas das UC de Citologia e Histologia Animal, de Microbiologia e Imunologia e de Análises Clínicas (licenciatura em Enfermagem Veterinária), entre outras.
O equipamento existente, nomeadamente câmara de fluxo laminar, estufa, centrífugas, congelador vertical, leitor de microplacas, micrótomo, destilador de água, microscópios convencionais e digitais, termociclador, equipamentos de análise sanguínea, entre outros, permitem que os alunos pratiquem procedimentos fundamentais a realizar na sua futura atividade profissional. O material existente permite também o desenvolvimento de projetos de investigação aplicada na área das ciências veterinárias na região do Alto Alentejo.
SALA DE NECRÓPSIAS
A sala de necrópsias é um espaço físico que possui a infraestrutura e mobiliário necessários para que um grupo de quinze alunos possam assistir e praticar nas necrópsias que são realizadas a cães, gatos, aves, vitelos, cordeiros e a animais silvestres. É composta por uma mesa para necropsias de pequenos animais, duas arcas congeladoras, e uma câmara de refrigeração.
SALA DE ANATOMIA
Permite a realização de aulas práticas de Anatomia Animal, nomeadamente com recurso a modelos ósseos e animais para auxílio na transmissão dos conteúdos. Este espaço apoia também a realização de aulas práticas de reabilitação animal, utilizando os modelos animais e diversos equipamentos de fisioterapia e reabilitação.
Quero receber mais informação!
![]() |
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|