.
Curso Técnico Superior Profissional - Apoio em Cuidados Continuados Integrados
Objetivos
O CTeSP Apoio em Cuidados Continuados Integrados pretende formar profissionais qualificados com conhecimento fundamental e especializado para a sua interpretação, seleção e adaptação no âmbito dos Cuidados Continuados Integrados, ficando aptos para a identificação de necessidades e executar/colaborar nos cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas (crianças, adultos e idosos) em situação de dependência, visando a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a sua funcionalidade, através da reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
Saídas Profissionais
Identificar necessidades e executar/colaborar nos cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas (crianças, adultos e idosos) em situação de dependência, visando a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a sua funcionalidade, através da reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
- Unidades e equipas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCC):
a) Unidades de internamento;
b) Unidades de ambulatório;
c) Equipas hospitalares;
d) Equipas domiciliárias.
- Unidades de Cuidados Continuados Integrados - Unidades de Média Duração e Reabilitação;
- Unidades de Cuidados Continuados Integrados - Unidades de Longa Duração e Manutenção;
- Unidades de Cuidados Continuados Integrados - Unidades de Convalescença;
- Unidades de dia e de promoção da autonomia
- Equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos;
- Equipas de apoio domiciliário;
- Unidades e equipas de cuidados continuados integrados em saúde mental.
- Unidades residenciais de cuidados continuados integrados em saúde mental:
a) Residências de treino de autonomia;
b) Residências autónomas de saúde mental;
c) Residências de apoio moderado;
d) Residências de apoio máximo.
Quais são as condições de acesso?
Têm acesso aos CTESP:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os candidatos que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro.
c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DSTP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Principais Competências:
Conhecimento especializado de atividades e cuidados, no sentido de promover a recuperação global, a autonomia e a funcionalidade da pessoa com modificações físicas, funcionais, cognitivas e emocionais em situação de dependência funcional, fragilidade, incapacidade e doença crónica ou doença incurável em estado avançado e em fase final de vida
Desenvolver atividades e cuidados, com vista à recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa com modificações físicas, funcionais, cognitivas e emocionais em situação de dependência funcional, fragilidade, incapacidade e doença crónica ou doença incurável em estado avançado e em fase final de vida;
Desenvolver atividades com vista à promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, adequadas ao estadio do ciclo de vida da pessoa em recuperação;
Demonstrar autonomia, assertividade e rigor na execução dos procedimentos, cuidados prestados e atividades desenvolvidas no âmbito dos cuidados continuados integrados, em contexto institucional e domiciliário;
Executar técnicas de primeiros socorros e suporte básico de vida em caso de necessidade;
Executar os cuidados de segurança, higiene, vestuário, integridade cutânea, posicionamentos, alimentação, comunicação, hidratação, eliminação, centrados nas necessidades da pessoa, selecionando ajudas técnicas e outros equipamentos de apoio adequados.
Identificar as necessidades e interesses do cliente para o planeamento e identificação de ações e/ou programas de intervenção adequados;
Avaliar os procedimentos no decorrer das atividades, e reajustar para garantir a qualidade da intervenção prática;
Demonstrar responsabilidade na tomada de decisão e na conduta ética no âmbito do seu desempenho profissional.
Podem candidatar-se a um CTeSP:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março.
c) Os estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não tendo concluído o curso de ensino secundário, sejam considerados aptos através de prova de avaliação de capacidade a realizar pelo IPP, nos termos do artigo 6º do Regulamento.
d) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Condições gerais e preferenciais de ingresso:
A avaliação tem como referencial os conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário nas áreas relevantes para o curso.
Áreas relevantes para o Curso:
- Biologia e Geologia
- Biologia e Geologia + Física e Química
- Biologia e Geologia + Português
Vantagens no prosseguimento de estudos no IPP/ESTG:
Acesso direto, através do Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior e vagas disponíveis, às licenciaturas da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre ( Curso de Licenciatura em Enfermagem, Curso Superior de Higiene Oral) com equivalência a créditos que correspondem a Unidades Curriculares em funcionamento nos cursos de 1º ciclo.
Candidaturas
As candidaturas deverão ser apresentadas on-line no Portal dos Serviços Académicos do Instituto Politécnico de Portalegre. Podem apresentar candidatura a um ou mais CTeSP, ministrados pelo (IPP), até ao limite de quatro, devendo no entanto ser identificadas no boletim de candidatura as respetivas prioridades. + info
Número de Vagas: 25
O CTeSP funcionará com a inscrição de um número mínimo de 15 novos estudantes.
Outras informações
Publicação do plano de estudos no DR
Registo de Alteração - R/Cr 20.1/2018 em 18-05-2021
Contactos:
Vera Pombo ou Cláudia Andrade – Serviços Académicos da ESS
Tel: +351 245 300 504 / s.alunos.ess@ipportalegre.pt
Para obter informações mais detalhadas ou para marcação de visitas é favor contactar:
Gabinete de Comunicação e Imagem
E-mail: gci.ess@ipportalegre.pt / Tel: +351 245 301 512 ou : +351 245 301 501
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|