.

Curso Técnico Superior Profissional - Apoio ao Consultório Médico e Dentário
Objetivos
O Curso de Apoio ao Consultório Médico e Dentário permite a existência de profissionais com formação especifica relevante para o preenchimento de um espaço de apoio qualificado a entidades prestadoras de cuidados de saúde. Os técnicos formados estarão habilitados a desenvolver de forma responsável, autónoma ou sob supervisão, funções que auxiliarão no desenvolvimento das atividades profissionais de médicos, enfermeiros, médicos dentistas, estomatologistas e higienistas orais. Esta formação será a única no universo do ensino publico superior português e permitirá à região sul do país o desenvolvimento integrado de equipas de saúde com funções polivalentes e de amplo espectro de conhecimentos.
Competências
Qualificação: Perfil profissional
Conceber, dinamizar e executar, de forma autónoma e/ou sob orientação, atividades de apoio clinico ao consultório médico e dentário, desinfeção e esterilização, organização, secretariado, apoio administrativo e gestão de informação, auxiliando Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais no atendimento direto ou indireto dos utentes.
Atividades principais do perfil profissional:
1. Assegurar tarefas técnico-administrativas e de atendimento, no âmbito do funcionamento de um consultório da área médica e dentária.
2. Planear as atividades técnicas do consultório, de acordo com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
3. Assegurar o registo correto, quando solicitado, de informações de acordo com as indicações prestadas pelos Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais competentes para a recolha e validação dessas informações.
4. Colaborar ativamente com Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais no apoio à assistência e prestação de primeiros socorros e de cuidados básicos de saúde e bem-estar, seguindo as instruções dos profissionais de saúde devidamente habilitados para tal.
5. Preparar o espaço clinico e instrumental necessário às atividades clínicas de apoio ao ato médico e auxiliar Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais na prestação de cuidados de saúde.
6. Gerir as necessidades de aprovisionamento e escolha de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da atividade do consultório médico e dentário.
7. Assegurar a preparação da informação necessária a enviar, periodicamente, às Entidades oficiais.
8. Apoiar ativamente nas atividades do consultório e executar procedimentos de apoio clínico e controlo da qualidade, sob indicações dos profissionais devidamente habilitados.
9. Coordenar a gestão dos colaboradores e executar procedimentos administrativos de recursos humanos.
10. Gerir o controlo dos orçamentos.
Duração: 4 Semestres
ECTS: 120
Total de vagas: 25
Local de funcionamento: Portalegre
Área(s) relevante(s): Biologia e Geologia
Área(s) científica(s): Ciências dentárias (CNAEF 724)
Propinas: Consultar informação
Prosseguimento dos estudos / Saídas profissionais
Regimes de acesso
Concurso para Estudantes Nacionais e da União Europeia |
O regime jurídico do curso técnico superior profissional encontra-se previsto no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. O curso, de ensino superior, não confere grau académico e a conclusão, com aproveitamento, do respetivo ciclo de estudos atribui o diploma de técnico superior profissional.
Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 07 de junho a 25 de agosto de 2025 3ª Fase: de 12 a 22 de setembro de 2025 Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso |
Maiores de 23 anos |
As provas de avaliação para a frequência do Ensino Superior pelos maiores de 23 anos, (indivíduos que tenham completado os 23 anos até 31 de dezembro do ano anterior ao da candidatura), visam facultar o acesso ao ensino superior aos que mostrem possuir competências para a frequência de um curso superior.
Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de abril a 31 de maio de 2025 2ª Fase: (a definir, se aplicável) Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso |
Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
O Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto regula o estatuto do estudante internacional.
Fases de candidaturas: 1ª Fase: de 01 de fevereiro a 12 de maio de 2025 2ª Fase: de 07 de junho a 25 de agosto de 2025 3ª Fase: de 12 a 22 de setembro de 2025 Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso |
Acreditação e registo
Registo inicial: R/Cr 36/2019 em 29/05/2019
Registos de alteração: (quando se verifique)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Quero receber mais informação!
![]() |
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|