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PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO

Centro de Línguas e Culturas (CLiC.IPP)

 

Níveis

1. O sistema de níveis de língua adotado no CLiC-IPP corresponde, com ligeiras adaptações, ao sistema de níveis definido no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas  (Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment ) do Conselho de Europa. Este documento de referência transnacional no que respeita à avaliação das competências linguísticas permite a uniformização dos níveis de competências linguísticas em todo o espaço europeu, tornando-se clara e transparente a identificação do nível de conhecimentos e de capacidades ativas de comunicação em línguas estrangeiras de todos os que frequentam as aulas do CLiC-IPP.

2.

Utilizador proficiente

C2 É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um  modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.
C1 É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar  muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada,  manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

Utilizador independente

B2 É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um  certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e  explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
B1 É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de  lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou  de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

Utilizador elementar

A2 É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É  capaz  de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples  a sua  formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
A1 É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é  capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o  interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Fonte: Conselho da Europa (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Porto: Edições ASA.

3. O nível A1.0 destina-se a alunos iniciados absolutos e o nível C2.2+ a um grau de proficiência próximo de um indivíduo nativo. .

4. Embora seja reconhecido que cada pessoa progride a ritmo diferente nas aprendizagens realizadas e que esta progressão na aprendizagem é distinta, em função do número de horas de trabalho individual, o ritmo de trabalho e, também, em função da língua que se está a aprender, estima-se, seguindo a recomendação da Association of Language Testers of Europe (ALTE), que o aluno médio levará no mínimo cerca de 90 horas para completar o nível A1, 180 horas para o nível A2, 180 horas para o nível B1, 180 horas para o nível B2, 225 horas para o nível C1 e 225 horas para o nível C2.

5. No CLiC-IPP foi necessário adequar os níveis de Competências Linguísticas segundo o QECRL ao número de horas lecionadas em cada semestre. Assim, no CLiC-IPP foram introduzidos subníveis no sistema de níveis do QECRL, diferenciados para cada língua, e que se organizam da seguinte forma: nível A1 (A1.0, A1.1 e A1.2), nível A2 (A2.0, A2.1, A2.1+ e A2.2), nível B1 (B1.0, B1.1, B1.1+ e B1.2), nível B2 (B2.0, B2.1. B2.1+ e B2.2), nível C1 (C1.0, C1.1, C1.1+, C1.2 e C1.2+) e o nível C2 (C2.0, C2.1, C2.1+, C2.2 e C2.2+).

6. Para uma correta integração dos alunos nas turmas correspondentes aos seus conhecimentos e à sua faixa etária, é feito um teste de nivelamento inicial, através de um teste escrito e de uma entrevista oral (v. datas dos testes de nivelamento em Calendário Letivo).

7. Para a obtenção de um Certificado de Reconhecimento Internacional, no quadro que se segue apresentam-se algumas correspondências entre os níveis de Competências Linguísticas, segundo o QECRL, e alguns exames e Diplomas oficiais de organismos estatutariamente competentes do país de cada idioma aprendido.

Exames/Línguas

Níveis QECRL

Espanhol
(Instituto Cervantes)

Alemão
(Goethe Institut)

Inglês
(Cambridge e Oxford)

Francês

Italiano
(
Universidade para Estrangeiros de Perugia e Universidade para Estrangeiros de Siena)

Português
(CAPLE , FL, Universidade de Lisboa)

C2

DELE C2
(Diploma de Español como Lengua Extranjera)

Goethe-Zertifikat C2: GCS (Großes Deutsches Sprachdiplom)

CPE (Certificate of Proficiency in English)
IELTS (International English Language Testing

DALF C2 (Diplôme Approfondi de Langue Française)

CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

CILS (Certificazione di Italiano come Lingua )

DUPLE (Diploma universitário de português língua estrangeira)
C1

DELE C1 (Diploma de Español como Lengua Extranjera)

TestDaF (Test Deutsch als Fremdsprache)

CAE (Certificate in Advanced English)
IELTS (International English Language Testing System)
BEC Higher (Business English Certificate Higher)

DALF C1

(Diplôme Approfondi de Langue Française)

CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera)

DAPLE (Diploma avançado de português língua estrangeira)
B2

DELE B2 (Diploma de Español como Lengua Extranjera)

TestDaF (Test Deutsch als Fremdsprache)

FCE - First Certificate in English
IELTS (International English Language Testing System)
BEC Vantage (Business English Certificate Vantage)

DELF B2 (Diplome d’Études em Langue Française)

CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera)

DIPLE (Diploma intermédio de português língua estrangeira)
B1

DELE B1 (Diploma de Español como Lengua Extranjera)

Goethe-Zertifikat B1

PET (Preliminary English Test)
IELTS (International English Language Testing System)
BEC Preliminary (Business English Certificate Preliminary)

DELF B1 (Diplome d’Études em Langue Française)

CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera)

DEPLE (Diploma elementar de português língua estrangeira)
A2 DELE A2 (Diploma de Español como Lengua Extranjera) Goethe-Zertifikats A2: Fit in Deutsch 2

KET - Key English Test
IELTS (International English Language Testing System)

DELF A2 (Diplome d’Études em Langue Française)

CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera)

CIPLE (Certificado inicial de português língua estrangeira)
A1 DELE A1 (Diploma de Español como Lengua Extranjera) Goethe-Zertifikat A1: Fit in Deutsch 1 DELF A1 (Diplome d’Études em Langue Française)

CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana)

CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera)

 

 


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