COOPERAÇÃO E MOBILIDADE INTERNACIONAL

Programa Erasmus+

 

Projetos de parceria multilateral em curso 

 

3ECONOMY+ | Referência: 2017-1-ES01-KA203-038141

3Economy+ pretende proporcionar um complemento da formação dos estudantes de cursos de Marketing e de Gestão, fornecendo competências adicionais nas áreas da Economia, Marketing, e Património e Turismo, aplicados às três regiões onde estão implantadas as 3 Instituições de Ensino Superior públicas: Melilla, Alto Alentejo e ilha de Malta, desenvolvidos em parceria com empresas e instituições destas três regiões. A formação complementar integra uma parte científica aplicada, nas áreas atrás referidas, a par de uma formação linguística nas três línguas nacionais dos 3 países que integram este consórcio: Inglês, Português e Espanhol.
O projeto prevê intercâmbio de estudantes e de professores para desenvolvimento das várias atividades e envolve igualmente empresas e instituições das 3 regiões do consórcio, proporcionando aos nossos estudantes oportunidades de estágios internacionais.
O projeto inicia-se já neste ano letivo e tem a duração de 3 anos. 
Pela ESTG-IPPortalegre integram o projeto os professores  Helena Cameron, Carolina Santos, Paulo Canário e Ana José; pela Faculdad de Ciencias Sociales de Melilla da Univ. de Granada, participam os professores Miguel Montero, Pérez, Beatriz Cortina e Gemma Perez; pela Universidade de Malta, Giuseppina Cardia e Andrew Jones.
A candidatura agora aprovada foi submetida em Espanha pela Universidade de Granada, que coordena o projeto. O IPPortalegre tem já um considerável histórico de cooperação internacional com esta Universidade, em várias áreas científicas, envolvendo intercâmbios de alunos para estudos e estágios e intercâmbio de docentes, além de cooperação científica desenvolvida por docentes do IPP com docentes da Univ. de Granada.

Mais informações: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/eplus-project-details/#project/2017-1-ES01-KA203-038141


BEAST - Be Aware Student | Referência: 2018-1-PL01-KA2003-051137

Os alunos têm grandes dificuldades relacionadas com a escolha consciente e responsável do seu trajeto educacional e existe uma falta de capacidades na escolha de disciplinas e tópicos, sobre os quais o aluno se deve concentrar especialmente durante os estudos, já que o conhecimento nesses aspectos é altamente valioso no mercado de trabalho e é altamente apreciado pelos futuros empregadores. Uma grande dinâmica de mudanças no mercado de trabalho para os licenciados em TI e o rápido desenvolvimento do ramo das TI é um fator adicional, que intensifica os problemas referidos. Para colmatar o problema, foram definidos objetivos de proposta de projeto: Aumentar a consciência dos estudantes sobre a escolha da especialidade; Melhorar o nível de empreendedorismo dos estudantes; e Minimizar o fosso de competência entre os programas de estudos e os requisitos do mercado de trabalho. Para tal, pretende-se o desenvolvimento de perfis de competências relacionadas com postos de trabalho em especializações para os estudantes de TI, desenvolvimento de ferramentas de apoio aos docentes no uso de métodos, técnicas e ferramentas inovadoras, e uma plataforma de internet na forma de um guia orientando o aluno na recolha de conhecimentos e competências no âmbito da especialização escolhida.


S4Game - Training of Soft Skills for Surgical teams using an immersive Serious Game | Referência: 2018-1-ES01-KA202-050943

The S4Game aims to provide health professionals with an innovative approach to acquire and develop soft skills to foster their professional development. In this regard, two intellectual outputs will be produced: a handbook and an immersive Serious Game based on Virtual Reality technologies. The handbook will comprise new approaches and innovative methodologies on training of soft skills using virtual reality and serious games for surgical teams in the operating room, while the main learning objective of the Serious Game will be the acquisition of soft skills required during work in an OR, such as communication, teamwork or leadership.
Therefore, it addresses these two priorities:
1. Development of relevant and high-quality skills and competences. Soft skills are transversal skills to be used in their daily practices as members of a surgical team, which will eventually foster their professional development.
2. Open and innovative practices in a digital era. S4Game aims at integrating Virtual Reality and Serious Games in the surgical training of soft skills, therefore supporting the effective use of Information and Communication Technologies (ICTs) in CVET.

Mais informações: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/#search/project/keyword=2018-1-ES01-KA202-050943&matchAllCountries=false


TRANSCULTURAL NURSING: A EUROPEAN PRIORITY, A PROFESSIONAL RESPONSIBILITY | Referência: 2018-1-ES01-KA203-050800

Segundo a Comissão Europeia, "a inclusão social está no cerne do modelo social europeu e dos valores europeus consagrados no Tratado de Lisboa". No entanto, nos últimos anos, a exclusão social e a desigualdade surgiram como uma grande preocupação na sociedade europeia. As Instituições de Ensino Superior (IES) europeias têm a responsabilidade de abordar estas questões através da promoção de competências sociais, civis e transculturais, valores democráticos e direitos fundamentais, inclusão social, cidadania ativa não discriminatória e pensamento crítico.
Este projeto aborda a diversidade cultural, linguística e religiosa e promove a apropriação de valores compartilhados, igualdade, não discriminação e inclusão social por meio de educação e treinamento em nível superior. Em particular, o TC-Nurse tem como objetivo:
- Fomentar o desenvolvimento de competências sociais, cívicas e transculturais e o pensamento crítico, não apenas entre os estudantes de enfermagem participantes e o pessoal docente e clínico, mas também entre os principais interessados e decisores / decisores políticos a nível local e regional em todos os países participantes.
- Enfrentar a discriminação, a segregação, o racismo, o bullying e a violência na área da saúde, através da realização de pesquisas preliminares nessa área, e a subsequente criação de um módulo multinacional de aprendizado combinado em enfermagem transcultural.
Em conformidade com o acima exposto, as ações, a metodologia e os resultados foram projetados para:
1) Permitir que a equipa do projeto desenhe um quadro claro e realista do transculturalismo e da diversidade cultural nos níveis acadêmico, de saúde e social.
2) Testar a implementação do CLIL como metodologia de ensino no ensino superior, num ambiente multinacional, multicultural e multilingue.
3) Pilotar a entrega de conteúdos recém-desenvolvidos e materiais de ensino e aprendizagem sobre enfermagem transcultural.

Mais informações: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/projects/#search/project/keyword=2018-1-ES01-KA203-050800&matchAllCountries=false

 


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