SERVIÇOS DE BIBLIOTECA - CENTROS DOCUMENTAIS DO IPP


REGULAMENTO

 

Para ser Leitor

Qualquer pessoa pode utilizar os serviços das várias bibliotecas do IPP, desde que munida do respetivo cartão, cartão de aluno, bilhete de identidade ou cartão de cidadão.

Interno (alunos e colaboradores (docentes e não docentes))

Basta apresentar o cartão de estudante, BI ou CC (válido para todas as bibliotecas do IPP).

Externo (Comunidade)

Deverá preencher ficha de inscrição do Usewin (Prisma) disponível nas várias bibliotecas e apresentar o BI ou CC.

 

Consultas e Empréstimos

Consulta presencial

A consulta presencial é caracterizada essencialmente pelo livre acesso às obras existentes na sala da biblioteca, desde que não perturbe o normal funcionamento da mesma.

O leitor deve fazer a sua consulta em silêncio e evitar consultar livros em bloco.

Quando terminar deve deixar o livro em local designado para o efeito, nunca o deve colocar na estante.

Empréstimo 

Entende-se por empréstimo, a cedência autorizada dos documentos para leitura em espaços não pertencentes à biblioteca.

O empréstimo de publicações implica sempre a sua solicitação junto do funcionário, mediante a apresentação de cartão de leitor. Quando lhe é autorizado, o leitor assume o compromisso de devolver os documentos em bom estado de conservação e dentro da data fixada.

O extravio ou danificação das obras implica a sua reposição por parte do leitor. O número de documentos a requisitar será feito de acordo com a classe de leitor e o número de obras disponíveis em cada biblioteca.

O leitor pode requisitar até 5 obras durante 7 dias e documentos eletrónicos durante 2 dias, podendo renovar o seu empréstimo pelo mesmo período, desde que não exista informação em contrário.

Empréstimo Entre Bibliotecas

O empréstimo entre -bibliotecas obedece aos princípios de empréstimo para leitura domiciliária e implica a existência de um protocolo de cooperação, obedecendo às seguintes normas:

  • A obra tem um prazo de empréstimo de 15 dias a contar da data do envio dos documentos para a biblioteca requisitante, tornando-se esta responsável pela obra;
  • Os documentos que tenham que transitar pelo correio, devem ser sempre enviados sob registo.

Restrições

Não podem ser requisitados:

  • Material cartográfico (a não ser que o docente solicite o seu empréstimo para apoio de trabalhos ou aulas);
  • Obras de referência (Enciclopédias, dicionários, gramáticas, atlas, etc…);
  • Publicações periódicas (revistas e jornais);
  • Obras de referência;
  • Teses;
  • Livros únicos em reserva.

Devolução

Findo o prazo de empréstimo o leitor deverá entregar na biblioteca ou enviar por correio registado e ao cuidado da mesma, a fim de proceder à devolução da (s) obra (s).

É proibido ceder a terceiros as publicações requisitadas seja qual for o motivo invocado. 

 

Outras informações

Desde que existam cacifos na biblioteca, não é permitido a entrada de sacos, malas ou pastas devendo estes, ser guardados nos respetivos cacifos;

Não é permitido comer ou beber na biblioteca; Deve ser respeitado o silêncio e evitar o uso de telemóveis.

Direitos de autor e as bibliotecas do IPP

Todos os tipos de cópia e impressão estão sujeitos à legislação sobre direitos de autor. Dadas as restrições em vigor, a Biblioteca não efetua cópia de livros. São efetuadas a cópia de artigo de revistas para efeitos de ensino e investigação.

A responsabilidade relativamente ao cumprimento das normas em vigor, relativamente aos documentos emprestados para o exterior, reside nos utilizadores da Biblioteca.

Designa-se copyright ou direitos de autor, um conjunto de direitos legais que um autor detém sobre a sua produção (científica, artística), durante um período de tempo.

Copyright 

A maior parte da informação disponível está coberta por direitos de copyright;

Designa-se copyright ou direitos de autor, um conjunto de direitos legais que um autor detém sobre a sua produção (científica, artística), durante um período de tempo.

Tendencialmente o copyright cobre todas as formas de utilização; A maior parte da informação disponível está coberta por direitos de copyright; Constituem exceção, algumas obras de “domínio público”, que podem ser reproduzidas e utilizadas por todos

Omissões

As dúvidas e omissões resultantes da aplicação do presente regulamento serão analisadas pela direção da unidade orgânica na qual a Biblioteca se insere.

 


Apresentação

Contactos e horários

Pesquisa Bibliográfica

Recursos