SERVIÇOS DE BIBLIOTECA - CENTROS DOCUMENTAIS DO IPP


E-Recursos

 

RCAAP.jpg

RCAAP

O portal RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.
Lista dos repositórios

 

 

B-on.png

B-ON

A b-on - Biblioteca de Conhecimento Online disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior, aos textos integrais de milhares de periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional, garantindo o acesso a um vasto número de publicações e serviços eletrónicos à comunidade académica e científica nacional. Mais informação:

 

 

WebOfScience.jpg

Web of Science

A Web of Science,anteriormente Web of Knowledge, desde janeiro de 2014 (com a disponibilização da versão 5.13.), é uma plataforma que permite o acesso integrado a bases de dados referenciais, como a Web of ScienceTM Core Collection, a Current Contents Connect, Derwent innovations Index, MEDLINE e SciELO Citation Index, assim como a outros recursos tais como Journal Citation Reports e Essential Science Indicators.

Web of Science (TM)

A Web of ScienceTM permite a pesquisa em "todas das bases de dados" ou na base de dados selecionada.

A Web of Science Core Collection - Coleção Principal da Web of Science (que corresponde à base de dados Web of Science na ex-Web of Knowledge) é uma das bases de dados disponibilizada e é um conjunto de bases de dados de Índices de citações tais como: a Science Citation Index Expanded (registos desde 1900), a Social Sciences Citation Index (desde 1956), Arts & Humanities Citation Index (desde 1975), e nos últimos anos os índices de citação de atas de conferências: Conference Proceedings Citation Index - Science e Conference Proceedings Citation Index - Social Science & Humanities (ambas com registos desde 1990). Inclui também as bases de dados de Índices químicos Current Chemical Reactions (CCR-expanded), desde 1986 e Index Chemicus, desde 1993.

Como bases de referência que são, não contêm o texto integral dos documentos, (embora exista em muitos deles a possibilidade de acesso a esse texto via b-on), mas é possível ver por exemplo quantas vezes um artigo foi citado, quem o citou e em que artigos foi citado, assim como os artigos citados por um determinado autor, permitindo estabelecer quais os artigos relacionados e as ligações entre eles.

Mais informações

Current Contents Connect é uma base de dados multidisciplinar que permite o acesso a informações completas de índices, sumários e informações bibliográficas de revistas, livros e comunicações em conferência. Estas revistas, livros e comunicações são agrupadas por áreas temáticas tão variadas como Agricultura, Biologia e Ciências Ambientais, Medicina Clínica, Ciências da Vida, Física, Química e Ciências da Terra, Engenharia, Computação e Tecnologia e Artes e Humanidades.

O Derwent Innovations Index é uma ferramenta de pesquisa que fornece acesso a registos de patentes com links para as patentes citadas e as que fizeram a citação, os artigos citados e as fontes de dados de patentes com texto integral.

A MEDLINE é a base de dados bibliográfica do U.S. National Library of Medicine® (NLM®), que abrange tópicos de ciências da vida e biomedicina. É possível encontrar referências de periódicos, jornais, revistas e grupos de discussão.

O SciELO (Scientific Electronic Library Online) Citation Index foi projetado para facilitar a descoberta, o uso e a atribuição de literatura académica em ciências, ciências sociais, artes e humanidades publicada nos principais periódicos de acesso aberto da América Latina, Portugal, Espanha, África do Sul e Caraíbas.

Journal Citation Reports (JCR) é um recurso que permite a avaliação e comparação de periódicos científicos através da determinação de vários índices bibliométricos. A pesquisa pode ser realizada para um periódico específico, para um grupo de periódicos por categoria, editor ou país, ou para todos os periódicos, permitindo conhecer a sua influência/importância no mundo da investigação.

Essencial Science Indicators é uma ferramenta que permite a consulta a “Rankings de citações” por cientistas, instituições, países e periódicos por áreas de investigação. Permite também a análise de quais as principais tendências de investigação em cada área.

 

 

Scopus.png

Scopus ®

A SCOPUS é uma base de dados de referências e citações de literatura científica com peer-review; Com uma cobertura geográfica global, garante uma representação mais eficiente da produção científica atual, principalmente dos países emergentes (China, Índia e Brasil) – 60% das publicações são europeias.

 O seu primeiro documento data de 1823 com a revista Lancet; Indexa cerca de 18.500 títulos de publicações de mais de 5 mil editores internacionais; Com cobertura Medline a 100%; Cobre revistas publicadas em 40 línguas; Indexa 1.200 revistas em acesso livre “Open Access”; Indexa 23 milhões de patentes de vários organismos oficiais.

Acesso Restrito: https://www.scopus.com/

 

 

DOAJ.png

Diretório de Jornais de Acesso Livre (DOAJ)

DOAJ é um diretório comunitário com curadoria que indexa e fornece acesso a alta qualidade, acesso aberto, revistas revisadas por pares.

Acesso imediato: https://doaj.org/search#.WNt_U28rLcc

O Diretório de Jornais de Acesso Aberto foi lançado em 2003 na Universidade de Lund, na Suécia, com 300 revistas de acesso aberto e hoje contém ca. 9000 revistas de acesso aberto abrangendo todas as áreas da ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e humanidades.

A DOAJ Membership é uma clara declaração de intenções e prova um compromisso com a qualidade, peer-reviewed acesso aberto.

 

 

SageOpen.png

SAGE Open

O SAGE Open é um jornal de acesso aberto "Gold", revisto por pares, da SAGE que publica artigos originais de pesquisa e revisão em um formato de acesso aberto e interativo. Os artigos podem abranger todo o espectro das ciências sociais e comportamentais e das humanidades.

Esta revista é membro do Comitê de Ética em Publicações (COPE)

Acesso imediato: http://journals.sagepub.com/

 

 

E-Books – Acesso Aberto

 

 

Outros Recursos

Bases de Dados

 

Biografias de Cientistas

 

Dicionários e Enciclopédias

 

Portais

 

Jornais e Revistas de Estatísticas Internacionais

 

Teses e Dissertações

 


Apresentação

Contactos e horários

Pesquisa Bibliográfica

Regulamento