O Politécnico de Portalegre participa em dois novos projetos internacionais, em cooperação com entidades do Estado da Bahia (Brasil).
Trata-se dos projetos “Laboratórios de Tecnologias para Sustentabilidade (LTS)” (com financiamento superior a um milhão de euros) e “Soluções de Microgeração Sustentável para Resiliência Energética, Ciências na Comunidade e na Escola”.
Sínteses dos projetos (BR)
Projeto “Laboratórios de Tecnologias para Sustentabilidade (LTS)”
Aprovado com financiamento direto da FINEP (agência pública brasileira que financia a inovação), com o valor de R$ 6.612.473,60.
O Laboratório de Tecnologias para a Sustentabilidade objetiva a criação de um centro de referência em pesquisa, inovação e desenvolvimento de equipamentos de energia para a sustentabilidade, através da implantação de laboratórios de certificação acreditados pelo Inmetro, para a realização de testes em inversores fotovoltaicos, baterias e equipamentos para mobilidade elétrica. A ideia central do laboratório é que, além de proporcionar os serviços de homologação pelo Inmetro, de equipamentos para empresas do setor, o mesmo se mostre como um ambiente de fomento para testes de novas soluções, desenvolvimento de novos produtos e estimule a criação de empresas de base tecnológica com a geração de empregos.
Neste contexto, o IFBA se reafirma com um grande potencial em contribuir para o desenvolvimento estratégico da Bahia, tendo o LTS com grande potencial em contribuir para o desenvolvimento estratégico da Bahia, além de cenário ideal para a formação de mão de obra qualificada na área de tecnologias sustentáveis, fazendo jus ao potencial energético e industrial da Bahia.
O projeto contribui para a criação de novas tecnologias com alcance nacional e internacional, que levem a Bahia e o Brasil à posição de destaque em geração de energia renovável e sua utilização com baixas emissões de carbono em todos os níveis e que resultem também em transformações sociais que beneficiem e incluam toda a sua população.
O intuito do laboratório é impulsionar o mercado de energia limpa e renovável e a geração de empregos verdes. Para isso, o projeto conta com o apoio e incentivo de mais de vinte empresas do setor, nacionais e internacionais, dentre elas os fabricantes de inversores fotovoltaicos Sungrow e Goodwe (2º e 5º maiores fabricantes do mundo, respetivamente) o que torna o espaço atrativo para outras indústrias de base tecnológica.
Esta iniciativa, com sede no Parque Tecnológico da Bahia, não apenas alinha a Bahia e o Brasil com as metas globais de sustentabilidade, mas também posiciona o país como um líder em tecnologias de energia renovável, reforçando seu compromisso com um futuro mais verde e justo para todas as camadas da sociedade.
Projeto “Soluções de Microgeração Sustentável para Resiliência Energética, Ciências na Comunidade e na Escola”
O projeto "Soluções de Microgeração Sustentável para Resiliência Energética, Ciências na Comunidade e na Escola" busca capacitar moradores de comunidades vulneráveis a se tornarem agentes locais de energia, promovendo a inclusão de tecnologias de microgeração híbrida a partir de fontes renováveis. A iniciativa visa mapear lacunas tecnológicas, desenvolver metodologias de formação técnica e criar cenários práticos de geração, armazenamento e controle de energia. Com resultados que incluem um kit de microgeração, módulos de capacitação, um software colaborativo para gerenciamento de energia e a publicação de materiais científicos, o projeto não só visa aumentar a resiliência energética das comunidades, mas também assegurar a documentação e replicabilidade das soluções desenvolvidas, contribuindo assim para a popularização da ciência e a proteção da propriedade intelectual. O projeto conta com importantes parcerias uma delas é o Instituto Anísio Teixeira (IAT) através da interação no Espaço Maker Maria Felipa, ambiente de coworking colaborativo que estimula a criatividade de estudantes e educadores por meio de metodologias de aprendizagem ativa e práticas interdisciplinares. Outras parcerias são com a Empresa Júnior Cálculos – Curso de Engenharia de Produção Civil e com o Instituto Politécnico de Portalegre, em Portugal.