.

Destaque 21, Jun, 2024

Projeto “Academic Boost”

Foi aprovado e encontra-se em desenvolvimento o projeto “Academic Boost”, liderado pelo Politécnico de Portalegre e com a participação do Politécnico de Setúbal.
Os objetivos específicos do projeto são facilitar a integração, adaptação e o sucesso académico dos estudantes, desenvolver ferramentas digitais de monitorização, previsão e alerta precoce para situações de provável abandono e/ou insucesso, promover a modernização do ensino e a inovação pedagógica, assim como, valorizar o mérito académico e apoio à formação dos estudantes. O investigador responsável é o Professor Fernando Rebola.
Com início a 1 de janeiro de 2024 e término a 30 de junho de 2026, o projeto é financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O montante de investimento elegível global é de 588 730,00€, cabendo ao Politécnico de Portalegre um investimento de 468 730,00€.
Este projeto insere-se na submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior ‒ Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior”, que visa promover o sucesso e reduzir o abandono escolar no Ensino Superior, permitindo a médio e longo prazo que os estudantes consigam ter um trabalho digno, potenciando o crescimento económico.
O objetivo central da submedida passa por estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, especialmente através de mecanismos de mentoria e acompanhamento por docentes e por pares, pela adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, pela diversificação das metodologias pedagógicas e instrumentos tecnológicos, pela predição de situações de abandono do ensino superior e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.

Notícias Eventos