.

Notícias 14, Jun, 2021

Politécnico de Portalegre participa em mostra de inovação

Visita técnica dos Ministros da Agricultura dos vários Estados-Membros da União Europeia

Decorreu dia 14 de junho, na Companhia das Lezírias, uma mostra de inovação promovida pelo Ministério da Agricultura, no âmbito da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e na qual participaram os Ministros da Agricultura de todos os Estados-Membros, o Comissário Janusz Wojciechowski, o Presidente da ComAGRI, Norbert Lins, representantes do Conselho e da Comissão Europeia. O Politécnico de Portalegre participou nesta mostra com a presença do Centro de Competências InovTechAgro através do Prof. Luís Alcino da Conceição que fez uma demonstração técnica do projeto ISOmap Forragem.
O InovTechAgro é o Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal, presidido pelo Instituto Politécnico de Portalegre e pela Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo. É um dos centros nacionais de competências que integram o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - laboratório do Estado, da área de competências da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica e veterinária.
O projeto ISOmap Forragem é um dos projetos do InovTechAgro e tem como objetivos transferir conhecimento nas áreas da mecanização agrícola e agricultura de precisão aplicadas à produção de forragens, dar a conhecer novas itinerários culturais na produção de culturas forrageiras e criar uma rede de informação e transferência de conhecimento através de sinergias entre a investigação, o ensino superior e o setor empresarial agropecuário.

Luís Alcino Conceição é professor-adjunto do Instituto Politécnico de Portalegre, coordenador da Secção Especializada de Engenharia Rural da Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal, investigador integrado do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora. Desenvolve trabalho de I&DE em Engenharia de Biossistemas nas áreas de mecanização e inovação tecnológica. 

Notícias Eventos