.

Notícias 01, Mar, 2021

Comunicado da Presidência n.º 03/2021

Caros membros da comunidade académica do Politécnico de Portalegre

No passado dia 21 de janeiro interrompemos o ensino presencial de acordo com as orientações do Governo, face ao aumento de casos positivos de SARS-CoV-2 e ao agudizar da situação da pandemia em Portugal. O confinamento que vivemos há mais de um mês permitiu felizmente melhorar a situação sanitária e reduzir fortemente o número de casos positivos, o número de doentes internados e o número de óbitos. Pelos dados que vamos recolhendo não temos, neste momento, qualquer caso positivo entre os membros da nossa comunidade académica. Ainda assim, estamos longe do desconfinamento total, tendo sido renovado, no passado dia 26, o estado de emergência por mais 15 dias.

Terminámos há pouco as aulas do 1º semestre em ensino a distância que, fruto da experiência do ano anterior, do profissionalismo dos nossos professores e da compreensão e resiliência dos nossos estudantes, aconteceram com naturalidade e ocorreram sem sobressaltos. Estamos a concluir as últimas épocas de exames e continuamos a desenvolver os estágios e os ensinos clínicos. Estamos conscientes do esforço realizado pela equidade e inclusão de todos os estudantes e restantes membros da comunidade académica.

Vamos iniciar as atividades do 2º semestre, marcadas para hoje, dia 1 de março na ESAE, para dia 8 de março na ESS e para dia 15 de março na ESECS e na ESTG. Iniciaremos ainda o 2º semestre a distância e assim continuaremos pelo menos até à Páscoa. No final do mês de março avaliaremos as condições existentes, em conjunto com os diretores das Escolas, em articulação com as autoridades de saúde e tendo em atenção o plano nacional de desconfinamento, prometido para meados do mês de março. Caso estejam reunidas as condições necessárias, regressaremos de forma faseada ao ensino presencial após a Páscoa. Estamos esperançados de que nessa altura poderemos iniciar de forma presencial, pelo menos os cursos com maior carga prática e laboratorial. Porém, infelizmente, não nos podemos comprometer antecipadamente com uma data rigorosa de regresso ao ensino presencial.

Estamos todos a ficar muito cansados com o confinamento que temos sido obrigados a fazer e com o estilo de vida que temos tido. Sentimos enorme falta das relações de convívio com colegas e amigos que são o sal da nossa vida e do nosso bem-estar. Mas falta pouco! Vamos de certeza vencer este vírus que nos tem condicionado e colocado entre parêntesis parte importante das nossas relações sociais.

Daremos notícias no final de março, até lá desejamos a todos um bom reinício do 2º semestre, tirando todo o partido do ensino a distância que estamos a fazer acontecer. 

Um forte agradecimento a todos os professores e funcionários não docentes pelo esforço que têm feito para que a relação pedagógica corra positivamente com qualidade e inovação, apesar da distância física em que nos encontramos. Um enorme agradecimento aos nossos estudantes pela capacidade que têm demonstrado de se adaptarem a novas situações e delas tirarem o melhor rendimento.

Fiquem bem e seguros. Um abraço a toda a família IPP.

 

Portalegre, 01 de março de 2021

A Presidência do Politécnico de Portalegre
Albano Silva e Luís Loures

Notícias Eventos