.

Notícias 24, May, 2022

Ciclo da Desparasitação

As zoonoses (doenças transmitidas ao Homem através de animais) são frequentes causadas por parasitas – daí a importância da desparasitação externa e interna. A utilização de produtos adequados com a frequência aconselhada, é importante na proteção dos animais e dos tutores. Existem diferentes produtos para tratar e prevenir a infestação e infeção dos parasitas externos e internos, de acordo com a espécie animal, idade, estilo de vida do seu animal, ou a zona em que vive. 

De forma a contribuir para um controlo dos parasitas intestinais e sua transmissão, é importante a responsabilização dos tutores, promovendo uma desparasitação responsável dos seus animais de companhia e apanhar sempre os dejetos dos cães na via pública (usar saco de plástico e deitar no contentor apropriado).

O Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE) da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre, em parceria com os alunos do 1º ano da disciplina de Parasitologia e Doenças Parasitárias da licenciatura em Enfermagem Veterinária da ESAE, vai promover o “Ciclo de desparasitação”, onde irão ser apresentadas e desenvolvidas diferentes atividades, algumas das quais, centradas na comunidade local. Durante este período, os alunos irão aplicar um pequeno questionário com o objetivo de avaliar os hábitos e conhecimentos dos tutores sobre parasitas e zoonoses, aproveitando a contacto para promover a sensibilização para uma desparasitação responsável dos seus animais de companhia.

Notícias Eventos