.

Resp. Social 09, Mai, 2019

IPP Social – Leitura solidária

Escola Superior de Saúde e Biblioteca Municipal de Portalegre promovem ação de biblioterapia no hospital e em jardins de infância.

O projeto “Leitura Solidária” nasceu com o propósito de pacificar as emoções de crianças internadas no Serviço de Pediatria do Hospital Doutor José Maria Grande, recorrendo à narração de estórias de literatura infantojuvenil. Posteriormente, a ação estendeu-se a jardins de infância.
O projeto concretiza-se no âmbito da licenciatura em Enfermagem da ESS – IPPortalegre, pelos estudantes do 3º ano – 2º semestre da UC de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria. A coordenação está a cargo da professora Margarida Malcata e do responsável pela Biblioteca Municipal de Portalegre, professor Luís Ensinas.


Sobre as sessões

A biblioterapia pode ser considerada como a prescrição de materiais de leitura com função terapêutica.
Para o desenvolvimento de cada sessão 
são previamente selecionadas algumas obras de literatura infantojuvenil de diversos autores. A escolha de cada obra recai sobre a qualidade da ilustração e da narrativa. A metodologia adotada após a seleção da obra é realizada por um subprojecto, tendo em conta a sensibilidade e criatividade dos estudantes, com a supervisão do responsável da biblioteca.

Notícias Eventos