.
Licenciatura em Fisioterapia
Objetivos
O Curso de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde [ESS] do Instituto Politécnico de Portalegre [IPP] tem como finalidade promover a aquisição de competências instrumentais, interpessoais e sistémicas de forma a capacitar o indivíduo para o exercício da profissão. Esta formação aposta no desenvolvimento de capacidades de avaliação e intervenção, do exercício sustentado numa prática baseada na evidência, prática reflexiva e de desenvolvimento profissional, de comunicação e de relação interprofissional.
O futuro Fisioterapeuta é preparado para uma prática de excelência, de acordo com padrões e perfis internacionais, nomeadamente da World Confederation of Physical Therapy, onde estão ainda presentes as competências éticas e profissionais, e a aptidão para a promoção da garantia da qualidade, com vista à obtenção do direito de exercer a profissão de acordo com o regulamento do ato do Fisioterapeuta definido por lei.
A aprendizagem desenvolve-se numa articulação entre teoria e prática, envolvendo contextos de prática clínica reais e diversificados, contemplando ainda experiências internacionais.
Sustentado nos programas em curso no IPP, nomeadamente de tutoria e mentorado, o estudante tem oportunidade de aprender num contexto com um espírito académico de interajuda.
O facto da ESS estar situada no Campus Politécnico, possibilita ainda a interação entre estudantes, sendo estes convidados a colaborar em diversas atividades extracurriculares de cariz académico, de divulgação, de investigação e atividades de âmbito comunitário em articulação com a comunidade envolvente, contribuindo para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.
Utilizar uma prática de Fisioterapia centrada no utente / grupo e/ou familiares / cuidadores garantindo a sua segurança física e emocional.
Estabelecer o diagnóstico ou prognóstico de Fisioterapia desenvolvendo, implementando, monitorizando e avaliando o plano de intervenção, planificando a alta do utente.
Efetuar o planeamento, implementação e avaliação de atividades clínicas de Fisioterapia de promoção e proteção da saúde, bem-estar e capacidade funcional com o apoio dos cuidadores.
Prestar serviços de qualidade individualmente e em equipa em conformidade com os códigos de conduta profissional e ética da Fisioterapia dentro dos limites de atuação e respeito pelos outros.
Efetuar a prescrição, aplicação e monitorização da terapia pelo movimento, atividade física e exercício físico no âmbito da saúde, terapia manual e física, e outras intervenções suportadas na área científica da Fisioterapia, incluindo recursos tecnológicos, de apoio e inovação.
Desenvolver um processo reflexivo de aprendizagem em Fisioterapia visando melhorar os processos e os resultados das intervenções e a satisfação do utente.
Área(s) científica(s): Terapia e Reabilitação (CNAEF 726)
Propinas: Consultar informação
Empregabilidade: (Informação publicada após primeira avaliação)
(Fonte: Observatório Académico)
Saídas profissionais
O licenciado em Fisioterapia está habilitado a prestar cuidados de Fisioterapia em:
- Centros de Saúde
- Hospitais
- Centros de Reabilitação
- Centros de Dia/Lares para Pessoas Idosas
- Clínicas e Gabinetes Privados
- Instituições Desportivas
- Centros Termais e de Bem-Estar
- Instituições de Solidariedade Social
- Instituições Educativas/Educação Especial
- Saúde Ocupacional/Empresas
- Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos
- Autarquias
- Centros de Educação e Investigação
Regimes de acesso
Concurso Nacional de Acesso |
Provas de ingresso - Candidatura de 2024 (um dos seguintes conjuntos): 02 Biologia e Geologia 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química 02 Biologia e Geologia + 18 Português Provas de ingresso - Candidatura de 2025 (um dos seguintes conjuntos): 02 Biologia e Geologia + 04 Economia 02 Biologia e Geologia + 06 Filosofia 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química 02 Biologia e Geologia + 09 Geografia 02 Biologia e Geologia + 16 Matemática 02 Biologia e Geologia + 18 Português Vagas Regime Geral de Acesso: 25 Preferência regional | Vagas: 50% Distritos de Castelo Branco, Évora, Portalegre, Santarém, Setúbal Cursos com acesso preferencial | Vagas: 10% G38 Tecnologias da Saúde (Portaria n.º 262/2013) Classificações mínimas Nota de candidatura: 100 pontos Provas de ingresso: 100 pontos Fórmula de cálculo Média do secundário/profissional ou equivalente: 65% + Provas de ingresso: 35% Pré-requisitos Tipo: Seleção Tipo A – Comunicação Interpessoal Nota do último colocado Não tem | Informação da DGES Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Nacional de Acesso |
Diplomados Vias Profissionalizantes |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas Provas para Diplomados vias profissionalizantes |
Maiores de 23 anos |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Inscrição nas provas para maiores de 23 anos |
Regimes Especiais |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes Especiais |
Concursos Especiais de Acesso |
Ver mais informação em: - Candidatos com aprovação nas provas de acesso para maiores de 23 anos - Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica - Titulares de Diploma de Curso Técnico Superior Profissional - Titulares de um Curso Superior - Titulares de diplomas das Vias Profissionalizantes |
Regimes de reingresso, mudança de par Instituição/Curso |
Ver mais informação em: Candidaturas, acesso e ingresso | Regimes de Reingresso, Mudança de Par/Instituição/Curso |
Concurso Internacional |
Ver mais informação em Candidaturas, acesso e ingresso | Concurso Especial para Estudantes Internacionais |
Avaliação do Ciclo de Estudos
- Relatório de autoavaliação - (Informação publicada após primeira avaliação)
- Relatório da Comissão de Avaliação Externa e decisão do Conselho de Adminstração da A3ES - (Informação publicada após primeira avaliação)
Acreditação e registo
Registo inicial: R/A-Cr 168/2023 de 2023-11-22v
Registos de alteração: (quando se verifique)
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|