.
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Objetivos gerais
- Conferir habilitação profissional para a docência na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em conformidade com o preceituado no Decreto-Lei n.º 79/2014, visando-se a formação científica nas diferentes componentes de formação (artº 7): a) área de docência; b) área educacional geral; c) didáticas específicas; d) área cultural, social e ética; e) iniciação à prática profissional.
- Promover a construção de conhecimentos, aptidões e competências relativos a conteúdos de natureza científica, pedagógica, tecnológica, humanística e artística, coerentes com o perfil geral de desempenho profissional dos professores e com perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e do professor do 1.º ciclo do ensino básico (Decretos-Lei n.º 240/2001 e 241/2001 respetivamente).
Objetivos de aprendizagem
- Compreender os papéis e funções do educador de infância e do professor nos diferentes contextos, bem como a sua responsabilidade na formação integral das crianças/dos alunos, numa ótica de educação para a cidadania global;
- Construir competências de organização e gestão curricular na educação de infância e no 1.º CEB, alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, perspetivando ambientes de aprendizagem pedagogicamente diferenciados e inclusivos;
- Mobilizar saberes adquiridos nas diferentes componentes da formação em favor de uma intervenção fundamentada em conhecimentos advindos da investigação e alicerçados na ética profissional;
- Agir e colaborar em equipa educativa no âmbito das diferentes dimensões da instituição educativa/escola e da comunidade;
- Problematizar a ação e o agir no quotidiano pedagógico e de desenvolvimento profissional através de uma atitude reflexiva, crítica, investigativa e enquanto processo de aprendizagem ao longo da vida.
Saidas Profissionais
Docência em instituições e serviços de educação de infância (creche, jardim de infância/educação pré-escolar) e escolas de 1.º ciclo do ensino básico, públicos, privados/particulares; educação itinerante; educação de crianças em estabelecimentos prisionais; apoio a crianças em serviços de saúde; ludotecas; ecotecas; bibliotecas escolares; museus e outros espaços educativos e culturais; instituições de tempos livres; extensões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e de Juntas de Freguesia; outros serviços educativos públicos ou privados; educação especial (neste caso, a especialização profissional adquire-se com uma pós-graduação ou mestrado na área da educação especial ou da intervenção precoce).
CANDIDATURAS − EDIÇÃO 2024/2026
Edital de Abertura de Candidaturas
Candidaturas
- 1ª Fase: de 11 de março a 12 de maio de 2024
- 2ª Fase: de 01 de junho a 09 de julho de 2024
- 3ª Fase: de 26 de julho a 09 de setembro de 2024
Documentos necessários para formalização da candidatura
- Formulário de CANDIDATURAS ON-LINE. Consulte o manual de apoio
- Documento comprovativo de habilitações com a respetiva classificação
- Fotocópia do Cartão do Cidadão / BI e NIF/ou outro (*)
- Curriculum Vitae (CV) completo e assinado
- Comprovativos dos dados constantes no CV
- Fotografia
- Carta de Motivação (opcional)
- Comprovativo de aprovação na prova de verificação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e critica, se tiver sido efetuada noutra Instituição de Ensino Superior;
*Ao abrigo do disposto no n.º 2 do art.º 5.º da Lei n.º 7/2007, de 05/02, cópia rubricada e assinada em que autoriza os serviços académicos a arquivar o cartão de cidadão no processo individual. Em caso de não autorização deve dirigir-se aos serviços a fim de exibir o cartão de cidadão e para verificação da informação para aceitação do processo de candidatura.
Para esclarecimentos de dúvidas servico.alunos.esecs@ipportalegre.pt ou servicos.academicos@ipportalegre.pt
Formas de pagamento
- A candidatura é efetivada mediante o pagamento de emolumentos no valor de 30,00€. Pode escolher a forma de pagamento através de Referência Multibanco, Cartão de crédito, MB WAY ou PAYPAL, após formalização da Candidatura.
Pré-requisitos
- Licenciatura em Educação Básica
- Aprovação na prova de verificação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e critica.
Avaliação do CE
Relatório de autoavaliação: Não aplicável
Relatório da Comissão de Avaliação Externa e Decisão do Conselho de Administração da A3ES
Outras informações: Não se aplica
Outras informações:
- Limite de vagas: 20
- Duração: 4 semestres
- ECTS: 120
- Empregabilidade: não se aplica
- Registo inicial DGES: R/A-Cr 83/2023 de 2023-09-11
- Publicação do Plano de estudos em DR
Contacto:
Elsa Esteves - elsa.esteves@ipportaIegre.pt T +351 245 301503
Serviços Académicos - servicos.academicos@ípportaIegre.pt T +351 245301500 (opção 1)
Para obter informações mais detalhadas ou para marcação de visitas é favor contactar:
Gabinete de Comunicação e Imagem
E-mail: gci.esecs@ipportalegre.pt
Plano de Estudos
{[{ ano.desc }]}
Legenda: TP Ensino Teórico-Prático, OT Orientação Tutorial, PL Ensino Prático e Laboratorial, T Ensino Teórico, E Estágio, O Outra, S Seminário, ECTS Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Quero receber mais informação!
Recebe a informação sobre este curso diretamente no teu e-mail!Basta preencheres os campos abaixo (nome e endereço de e-mail) e receberás imediatamente um ficheiro PDF com o resumo do curso.
|